Diaristas, empregadas domésticas e outras mulheres da comunidade do Pantanal, no bairro Inácio Barbosa, concluíram na manhã desta sexta-feira, 28, o curso de corte e costura em malha e peças íntimas ofertados pela Fundação Municipal do Trabalho (Fundat). Concluída a etapa de qualificação, o grupo está se organizando para a formação de uma cooperativa de trabalho, que terá o apoio da Prefeitura de Aracaju.
No encerramento, as formandas falaram da satisfação de ter participado do curso e da elevação da autoestima. O grupo explicou que passou a se autodenominar ‘Mulheres guerreiras' por conta das dificuldades que as mulheres enfrentam no dia a dia, tendo que conciliar trabalho, afazeres domésticos e educação dos filhos.
O treinamento foi realizando na Associação de Arte e Cultura Comunidade Pantanal - Centro Cultural Pablo Ruas Lisboa, que desenvolve o Projeto Consenso Humanitário para a Arte e Movimento em Aracaju (Chama). As aulas foram ministradas pela instrutora Ana Angélica Andrade Santos.
A coordenada da associação, Dora Marta Torres Ruas Lisboa, destacou a importância do curso para as mulheres. "Esse curso representou muito para essa comunidade, que é carente. Agora estamos fortalecendo o projeto que vai resultar na formação da cooperativa de trabalho", disse, lembrando que a iniciativa vai gerar renda para as alunas.
A instrutora Ana Angélica contou que o aproveitamento da turma foi excelente. "Foi incrível. Elas demonstraram sede de aprendizado. Acredito que a necessidade as transformou em alunas exemplares", avaliou, lembrando que muitas sequer sabiam manusear uma máquina de costura.
A treinanda Cleonice Gonçalves Menezes, de 44 anos e mãe de dois filhos, confirmou que todo o grupo pretende seguir em frente. "Precisamos mudar a imagem do Pantanal. Aqui tem muitas famílias de bem e nós, com a nossa cooperativa, vamos melhorar a nossa renda e, com certeza, outras pessoas da comunidade também serão beneficiadas", disse.
O presidente da Fundat, Carlos Magno Costa Garcia, informou que agora a Prefeitura vai apostar na formação da cooperativa, oferecendo às concludentes um novo curso gratuito de cooperativismo. "O grupo irá se inteirar sobre o que é uma cooperativa, como é seu funcionamento e outros pontos importantes sobre o assunto", antecipou.