Jovens participam de torneio contra a violência

Agência Aracaju de Notícias
28/08/2009 16h29
Início > Notícias > Jovens participam de torneio contra a violência

Promover a inclusão através do esporte é um dos principais objetivos do I Torneio de Integração da Juventude contra a Violência, realizado através de uma parceria entre a Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes (Funcaju), Guarda Municipal, Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Semasc) e Secretaria de Governo (Segov). Na manhã desta sexta-feira, 28, foi realizada a segunda etapa da competição, no Colégio Estadual Senador José Alves Nascimento, no Coqueiral.

Jovens assistidos pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) dos bairros Porto D´Anta, Coqueiral, Alto da Jaqueira, Soledade e Bairro Industrial participaram das competições. Foram realizados jogos de futsal, futebol e atividades recreativas. As equipes vencedoras receberam medalhas e se classificaram para disputar o troféu da etapa final, que acontece em setembro, no Parque Governador Augusto Franco (Sementeira).

Segundo a diretora do Departamento de Esportes da Funcaju, Silvânia Barros, a interação do jovem com a sociedade é uma das metas do projeto. "A proposta é promover essa interação entre os jovens de diversos Cras e integrá-los com a comunidade onde acontece o evento. É uma forma de inclusão social, de estimular a prática de esportes e contribuir também para a melhoria da qualidade de vida da população", explica.

Participação

O jovem Valcrides Cruz Filho, do Cras do Porto D´Anta, é capitão do time de futsal e diz que o torneio foi uma ótima iniciativa para quem gosta de esportes e de fazer novos amigos. "Estou adorando participar. Eu gosto muito de jogar bola, sempre jogo quando não estou estudando, e hoje já conheci muita gente nova de outras escolas", afirmou.

Os alunos que não gostam de esportes também podem participar das atividades de recreação ou das torcidas. Foi o que fizeram as gêmeas Denilde e Denilza da Conceição Santos, que são alunas do Projovem e participam de todas as atividades realizadas pelo Cras do Porto D´Anta.

"A gente não sabe jogar, mas ficamos muito animadas em vir participar. Sempre a gente participa das atividades do Cras e nos interessamos pelo torneio também. Alguns amigos nossos vão jogar, e a gente aproveitou para vir torcer e assistir os outros jogos", contou Denilde.

Convênio

O Torneio de Integração da Juventude contra a Violência é viabilizado através de um convênio de cooperação federativa formalizado entre a Prefeitura Municipal de Aracaju e o Ministério da Justiça, a partir da adesão do município ao Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), do Governo Federal.

Desenvolvido desde 2007, o Pronasci tem o propósito de aliar ações sociais preventivas no enfrentamento à criminalidade. O público-alvo é formado por jovens de 15 a 29 anos que se encontram em situações de risco. Até 2012, o Programa investirá R$ 6,7 bilhões em todo o país, através de projetos que funcionarão de forma integrada, atuando no cotidiano das comunidades.

A capital sergipana é a terceira cidade do país a ingressar no Programa, que inverte a lógica da segurança pública do país ao estabelecer um pacto federativo e priorizar regiões a partir de um esforço específico da autoridade local na questão da segurança. As localidades prioritárias devem ser selecionadas segundo o índice de violência, particularmente de homicídios.