PMA participa do Projeto 'Amigos da Escola' da Rede Globo

Serviços Urbanos
28/08/2009 17h22
Início > Noticias > 39030

A Empresa Municipal de Serviços Urbanos da Prefeitura de Aracaju (Emsurb) participou na manhã desta sexta-feira, 28, do projeto Amigos da Escola, desenvolvido em todo o Brasil pela Rede Globo em parceria com a UNICEF. Com o tema 'Jogue lixo no lixo, não jogue no chão da escola', a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Santa Rita de Cássia, no bairro América, recebeu voluntários e parceiros da iniciativa, que proporcionaram um dia de esclarecimento e conscientização para os alunos.

De acordo com a coordenadora do Amigos da Escola, Fania Maria da Silva, o projeto existe há 10 anos no Brasil e há três em Sergipe. "A ação de hoje mostra à população que todos podem ser voluntários em prol da educação e trazer informações além daquelas transmitidas pelo professor em sala de aula", disse.

Uma das atividades realizadas na unidade de ensino foi o plantio de mudas de pau-brasil, linus e plantas medicinais, feito pelas crianças com orientação de funcionários da Emsurb. Também foram realizadas pinturas em grafite, exposição de fotos contra crimes ambientais e mostra dos trabalhos de proteção do meio ambiente desenvolvidos pelo Pelotão Ambiental, Corpo de Bombeiros, Energisa e Ecoar.

Segundo o diretor da Emef Santa Rita de Cássia, Francisco Macedo, a escola foi inscrita no projeto no ano passado. "Nós participamos de um evento promovido pela TV Sergipe em que todas as EMEFs foram convidadas. Nos inscrevemos e hoje estamos recebendo o projeto. É um acontecimento muito legal, principalmente para as crianças", declarou.

Para Brenda Caroline, que cursa a 4ª série do ensino fundamental, o dia foi bastante divertido. "Hoje eu assisti uma peça de teatro e agora estou plantando uma muda. É importante para a saúde das pessoas e importante para o meio ambiente", disse a aluna.

A professora Aline Graziella afirmou que por conta do evento a escola desenvolveu um programa de reciclagem. "Nós tivemos a idéia ao ver a quantidade de lixo descartado nas salas de aula. Então, resolvemos aproveitar esse material para confeccionar diversos objetos, como vasos, pufs, entre outros", contou.

Os diretores que desejam que sua escola seja contemplada pelas ações do projeto devem realizar a inscrição através da internet.