Incentivar a leitura e desenvolver a criatividade das crianças através dos livros é a proposta do projeto ‘A Hora do Conto', realizado há cerca de quatro anos pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esporte (Funcaju) da Prefeitura de Aracaju. As atividades acontecem sempre às terças e quintas-feiras nas Bibliotecas Municipais Clodomir Silva, no bairro Siqueira Campos, e Ivone Menezes Vieira, no conjunto Augusto Franco.
Durante o período matutino, das 9h30 às 10h30, e à tarde, das 14h30 às 15h30, arte-educadores, pedagogos, literatos e bibliotecários recebem alunos de escolas públicas e privadas e outros interessados, a exemplo de frequentadores das unidades. Junto a esse público, os profissionais abrem as portas da literatura infantil de uma maneira pouco convencional.
De acordo com a diretora da Biblioteca Ivone Menezes Vieira, Maria José Lima, o interesse parte das escolas e também da biblioteca. "Muitas vezes as escolas ligam para nós, em outras ocasiões acontece o inverso. O resultado tem sido bastante positivo, uma vez que as crianças ficam fascinadas pelas histórias e acabam se interessando ainda mais pela literatura infantil", relata Maria José.
Segundo a diretora da Biblioteca Clodomir Silva, Zélia Trindade, as crianças e pré-adolescentes que participam do projeto têm de 8 a 14 anos e cursam da 1ª à 5ª série do ensino fundamental. "A riqueza do projeto ‘A hora do conto' está em apresentar a literatura à esses alunos ainda cedo, o que faz com que eles despertem o gosto pela leitura nos anos considerados primordiais para a boa formação do estudante", explica.
Aprendizagem
As histórias contadas vão dos grandes clássicos da literatura infantil mundial - escritos pelos Irmãos Grimm, Esopo, Charles Perrault, entre outros - à literatura brasileira - com obras de Monteiro Lobato, Maria Clara Machado e Ziraldo, por exemplo. "Algumas vezes fazemos uma ponte entre os temas dos contos e os assuntos que os professores estão trabalhando em sala de aula, o que torna o aprendizado mais leve. Em outras ocasiões, utilizamos fantoches para deixar o aprendizado mais leve e lúdico", conta Zélia.
A participação no projeto ‘A hora do conto' é gratuita. As escolas que quiserem agendar visitas de turmas de alunos devem entrar em contato através dos telefones: 3179-3743 e 3179-3742 (Biblioteca Clodomir Silva) e 3179-6410 e 3179-6411 (Biblioteca Ivone Menezes Vieira).