Prefeitura reforma prédio da Junta Militar

Governo
02/09/2009 09h17

A Prefeitura de Aracaju está investindo R$ 169 mil para recuperar o centenário prédio da Junta do Serviço Militar, no bairro São José. A unidade é mantida pela Secretaria Municipal de Governo (Segov) e tem a função de cadastrar e encaminhar anualmente milhares de jovens do sexo masculino para o serviço militar obrigatório no Exército Brasileiro. A obra começou há três semanas e o prazo para conclusão é de 90 dias.

Situado na esquina da avenida General Augusto Maynard com a travessa Padre Gaspar Lourenço, o edifício erguido no início do século passado será completamente remodelado. A fachada e a lateral ganharão rampas de acesso para pessoas com deficiência. As grades e o muro serão retirados, para facilitar a entrada. A pintura terá tons mais claros para destacar as bandeiras hasteadas. Telhado, forro, piso e ligações elétricas e hidráulicas serão totalmente refeitos.

Atualmente está sendo realizado o levantamento de novas paredes e o fortalecimento das antigas. "Começamos retirando todo o telhado, que estava muito danificado. Depois retiramos algumas paredes para ampliar os ambientes e abrimos janelas para melhorar a iluminação do prédio, que será climatizado e ganhará um jardim de inverno, para humanizar o espaço", adianta o fiscal da obra Ivan Lopes, da empresa vencedora da licitação. Ao todo, dez profissionais executam os serviços.

O projeto é assinado pela arquiteta Alana Mello e tem como responsável o engenheiro Geraldo Santana, ambos da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb). Eles reforçam que a intenção da Prefeitura é priorizar o atendimento. "Vamos fazer uma nova Junta, com mais de 50 m² para a recepção dos jovens que vêm fazer o alistamento e mais 10 m² para os atendentes. A sala de apoio e a convivência terão 30 m² e novos banheiros. O diretor e a assessoria também terão salas novas", comenta Geraldo Santana.

Sede provisória

Durante o período de realização das obras, a Junta estará funcionando provisoriamente em outro imóvel, na rua Senador Rollemberg, 77, Centro, próximo à antiga Associação Atlética. Segundo a secretária municipal de Governo, Karla Trindade, a reforma deverá trazer mais conforto e dignidade à população que vai à Junta cumprir um dever cívico. "Fazer o alistamento é obrigatório e nada mais justo que garantir um espaço apropriado para isso", destaca.

Ainda de acordo com Karla, a Prefeitura é responsável pela parte material, predial e pelo pessoal empregado na Junta, cabendo ao Exército a administração da documentação que é utilizada no processo do alistamento e a fiscalização das atividades. "Estamos recuperando essa unidade para que servidores possam fazer um trabalho mais ágil e seguro, num ambiente mais agradável", revela a secretária. 

Alistamento

Em 2009 o alistamento foi encerrado no último dia 30 de abril e em seguida os cadastrados foram encaminhados ao 28º Batalhão de Caçadores. A seleção começou em 20 de julho e vai até 30 de setembro. Cerca de 450 jovens devem ser escolhidos para servir às Forças Armadas em Aracaju durante um ano. Os interessados em prorrogar o tempo de serviço podem solicitar o reengajamento por mais sete ou oito anos.

Os candidatos considerados aptos serão convocados em janeiro do próximo ano, enquanto os inaptos vão receber certificado de dispensa do serviço militar. "Cerca de seis mil jovens se alistaram", revela o coordenador da Junta de Serviço Militar de Aracaju, tenente do Exército Jorge Prata, alertando que o alistamento é obrigatório e a não apresentação pode acarretar em prejuízos aos faltosos, como impedimento de assumir emprego público ou fazer matrícula em universidades.

Em Sergipe, todas as Juntas estão sob a jurisdição de uma das cinco Delegacias do Serviço Militar existentes no Estado. As Juntas também oferecem outros serviços, como primeira via do certificado de dispensa de incorporação e transferência diz que a mudança trará benefícios aos jovens. "Atendemos mais de 200 pessoas por dia, então, um espaço maior dará mais conforto", afirma o tenente Prata.