Cursos de doces artísticos e confeiteiro geram oportunidades para pessoas de baixa renda

Formação para o Trabalho
03/09/2009 11h29

Mais 40 cidadãos concluíram esta semana cursos de capacitação profissional ofertados gratuitamente pela Prefeitura de Aracaju, através da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat). Uma das turmas, composta por 20 mulheres moradoras do Jardim Centenário, foi capacitada para a confecção de doces artísticos. A outra turma participou do curso de confeiteiro, ministrado na Unidade de Qualificação e Produção Paulo da Conceição, no bairro Porto D'anta.

No Jardim Centenário, durante a solenidade de entrega de certificados, as alunas demonstraram satisfação e expectativa diante da oportunidade de ganhar dinheiro com a venda de doces. A treinanda Wiacaia Santos Cordeiro já se tornou empreendedora. "Já fazia alguns salgadinhos, mas queria me aperfeiçoar. Recebi muitas dicas e incentivo da instrutora e agora minha renda melhorou", comentou.

A participante Maria Lúcia Santos fez questão de agradecer a oportunidade. "Agradecemos a Prefeitura de Aracaju pela oportunidade. Somos mães, donas de casa, mulheres de baixa renda, mas agora tivemos a oportunidade de entrar no mercado de trabalho", comemorou.

Segundo a instrutora do curso, Celma Martins, o interesse foi tamanho que frequência foi de 100%. "Elas não saíram de casa à toa. A minha maior satisfação é que a maioria está trabalhando e sei que dei a minha parcela de contribuição", disse.

Confeiteiro

Na Unidade de Qualificação do Porto D'anta, outros exemplos de pessoas que, antes mesmo do término do curso de confeiteiro, já começaram a ajudar no reforço da renda familiar. Micelma Silva de Jesus, por exemplo, fazia bolos por encomendas, mas não sabia como confeitá-los. Após as aulas, o número de pedidos aumentou.

Edinalva Pereira, que também participou do curso, está fazendo bolos confeitados e comercializando em sua própria residência. Já a jovem Marglan Campos dos Santos conta que recebeu uma proposta de emprego de uma empresa, mas para ser contratada precisava participar de curso de confeiteiro. Procurou a Fundat, se inscreveu e, por fim, aprendeu a confeitar, garantido o emprego.

A instrutora Rosângela Soares de Jesus, no encerramento do curso, disse que o mercado é bastante promissor. "O que deve prevalecer entre todos vocês é a dedicação. Tenham a certeza de que assim vão atingir os seus objetivos", destacou.

Cursos

A Fundat oferece mais de 40 cursos diferentes, a exemplo de culinária, massoterapia, cabeleireiro, informática básica e avançada, depilação, biscuit, manicure e outros. "A qualidade dos nossos treinamentos é a mesma dos cursos oferecidos por instituições particulares que cobram mensalidades. Prezamos muito pela preparação dos instrutores", afirma o presidente da Fundat, Carlos Magno Costa Garcia.