Por ocasião da Semana da Pátria, o número de estudantes que tem visitado o Memorial da Bandeira aumentou consideravelmente. O espaço, localizado na Praça da Bandeira e mantido pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esporte da Prefeitura de Aracaju (Funcaju), está recebendo em média dois grupos por dia, cada um com cerca de 40 alunos. As visitas são organizadas tanto por escolas públicas quanto particulares.
O acervo do memorial reúne bandeiras do Brasil Colônia, Brasil Império e Brasil República; selos nacionais, da cidade de Aracaju e do Estado de Sergipe; brasões de armas; letras de hinos; bandeiras em miniatura de todos estados brasileiros; além de livros e periódicos sobre a história de Sergipe.
De acordo com a coordenadora da unidade, Bianca Carvalho, a maioria dos educadores que tem organizado visitas ao Memorial neste período lecionam História. "Eles aproveitam o momento das comemorações à Semana da Pátria e trazem seus alunos para assistirem aulas sobre os símbolos cívicos nacionais aqui", conta.
Em geral, os estudantes cursam da 1ª à 5ª série do ensino fundamental, o que, para Bianca, torna o aprendizado ainda mais significativo. "Infelizmente grande parte dos alunos pouco sabe a respeito dos símbolos cívicos brasileiros. Eles sequer conhecem a bandeira da cidade onde residem, identificam apenas a bandeira nacional. Uma visita ao Memorial é de extrema importância para adquirir esse tipo de conhecimento", explica.
O Memorial dispõe de profissionais das áreas de História e Museologia, que monitoram as visitas e dão explicações. O espaço fica aberto de segunda à sexta-feira das 10 às 16 horas. Interessados em obter mais informações e agendar visitas devem ligar para o telefone (79) 3179-7471.