Capacitar todos os trabalhadores vinculados à Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), proporcionando a qualidade do atendimento aos usuários. Este é o principal objetivo da Prefeitura de Aracaju que, desde a última sexta-feira, vem capacitando e qualificando funcionários que trabalham em diversos equipamentos sociais espalhados em todos os bairros da capital.
O curso está sendo realizado pela Coordenadoria de Planejamento do Sistema Único da Assistência Social (Coplan/SUAS) e vem orientando cerca de 20 educadores que estão acompanhando exposições teóricas e reunindo-se em grupos para discutir as ações desenvolvidas nos 14 Centros de Referência da Assistência Social (Cras) de Aracaju.
Na tarde desta quinta-feira, dia 3, os educadores receberam orientação da psicopedagoga Aldenora Vieira Melo, que falou sobre a importância do ‘Aprender a Ser e Aprender a Fazer'. "A capacitação é um momento importante porque é aqui que eles [educadores] podem refletir sobre as práticas que realizam e buscar o verdadeiro significado do aprender a ser e a fazer", destacou.
A qualificação profissional é um grande instrumento na luta diária que cada trabalhador desenvolve em suas atividades diárias. É através dela que a melhoria nos serviços e na qualidade do atendimento prestado à população é aplicada. "Desta forma nós encontramos ferramentas para utilizarmos em diversas situações que podem ocorrer no nosso dia-a-dia", ressaltou o educador social do Cras Porto D'anta, Alberto Geraldo.
Quem também apoia a iniciativa é a a educadora social do Cras Benjamim Alves de Carvalho, Tatiana Fontes."Podermos aprimorar nossos conhecimentos e trocar experiências com os colegas sobre as atividades realizadas por cada um e aprender cada vez mais a saber lidar com os educandos em diversas situações é de grande importância para que possamos desenvolver nossos trabalhos da melhor forma possível", afirmou.