Por conta do feriado da próxima segunda-feira, 7 de setembro (Dia da Independência do Brasil), alguns serviços e unidades municipais terão seu funcionamento alterado.
A Galeria Álvaro Santos abrirá suas portas no sábado das 9 às 13 horas. No domingo e na segunda, a unidade não funcionará. A Escola de Artes Valdice Teles, o Arquivo Público, o Memorial da Bandeira e a Biblioteca Ivone de Menezes estarão fechados durante o final de semana e feriado, voltando a funcionar normalmente na terça-feira, 8.
Já o Parque Augusto Franco (Sementeira) abrirá normalmente, das 5 às 20 horas, neste sábado, domingo e também na segunda-feira. A Casa de Ciência e Tecnologia da Cidade de Aracaju (CCTECA), localizada no parque, estará aberta ao público no sábado e no domingo das 14 às 17 horas.
Das 17h30 às 19 horas, serão instalados telescópios na parte externa do prédio para a observação da Lua e de Júpiter. No feriado da segunda-feira, a CCTECA não abrirá.
Os mercados centrais e setoriais funcionarão normalmente no sábado e no domingo. Já na segunda, estarão abertos em horário reduzido - das 6 horas ao meio-dia.
Desfile cívico
Na segunda, 7, será realizado o tradicional desfile cívico da Independência. Para que o público possa acompanhar com conforto e tranquilidade a festa, equipes da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) já se encarregaram de deixar o trajeto mais limpo e bonito.
Durante toda a semana foi realizado um mutirão no Centro e bairro São José, com execução dos serviços de varrição, retirada de entulho, pintura de meio fio, capinação, gadanhamento, roçagem e podação.
Por sua vez, a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) preparou uma grande operação para o ordenamento do tráfego de veículos nas vias onde acontecerá o desfile cívico. A Barão de Maruim, por exemplo, será isolada com sinalização móvel a partir das 6 horas.
Ao todo, serão mobilizadas 40 pessoas, entre equipe de comando, isolamento, apoio logístico e motoristas. Os profissionais terão o apoio de sete viaturas.
A SMTT também irá implantar e operacionalizar pontos extraordinários de transporte público individual (táxi) e coletivo (ônibus) nas proximidades do local do evento, facilitando o escoamento da parcela da população que utiliza o transporte público.