Prefeitura de Aracaju apoia projeto de valorização do trabalhador

Saúde
08/09/2009 11h34
Início > Noticias > 39109

Fazer com que trabalhadores de diversas categorias reflitam sobre saúde e cultura no trabalho é o objetivo maior do Projeto 'Vidas Paralelas', que será lançado nesta terça-feira, às 20 horas, na Sociedade Semear. A iniciativa é dos Ministérios da Saúde (MS) e da Cultura (MinC) e da Rede Escola Continental em Saúde do Trabalhador. Em Aracaju, o projeto tem o apoio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Aracaju, por meio da Rede de Atenção à Saúde do Trabalhador (Reast).

A dinâmica da iniciativa consiste na documentação da vida e das atividades dos trabalhadores por meio de trabalhos em fotografia e vídeo, por exemplo, desenvolvidos por eles mesmos, após a participação em oficinas de formação do olhar, inserção digital, entre outras. Os resultados serão exibidos até o próximo dia 11.

Na manhã desta terça-feira, 8, representantes de órgãos envolvidos no projeto se reuniram no auditório do Centro de Educação Permanente em Saúde (Ceps) para acertar os últimos detalhes. De acordo com a assessora técnica da Reast, Amanda Pires, a SMS disponibilizou espaços para discussão e participou ativamente das etapas de articulação e divulgação. "Reconhecemos a grandiosidade dessa iniciativa, que, ao criar ambientes de troca de experiências e intercâmbio entre os participantes, promove também a reflexão sobre as necessidades da classe trabalhadora", afirma.

De acordo com uma das gestoras da Rede Escola Continental em Saúde do Trabalhador, Maria Aparecida Nascimento Ribeiro, esta edição do projeto tem como foco o trabalhador informal. "Esta é uma oportunidade ímpar de trazer esse grupo para os serviços de saúde, viabilizando também a socialização e promovendo o entendimento da importância desse trabalhador para o mundo", destaca.