Prefeitura dedica atenção especial à saúde do homem

Saúde
10/09/2009 08h44
Início > Noticias > 39146

Diante da constatação de que a população masculina se preocupa menos com a própria saúde do que a feminina, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), vem mantendo um conjunto de ações em sintonia com o que determina a Política Nacional de Saúde do Homem, do Ministério da Saúde (MS), na tentativa de reverter essa situação. Vários setores da SMS estão se articulando com o propósito de criar um programa específico voltado à saúde do homem, com o mesmo modelo adotado pelos programas ‘Saúde da Mulher' e ‘Saúde da Criança'.

Para alcançar esse objetivo, a SMS vai definir uma série de atividades tendo como alvo o público masculino, atentando para os fatores que mais afetam a saúde do homem. De acordo com o coordenador do Programa Municipal DST/Aids, Eudes Barroso, as doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) estão entre as principais ameaças.

"O Ministério da Saúde descobriu que dos 10 milhões de brasileiros portadores de DSTs, 70% são homens. Constatou-se também que a maior parte desses 7 milhões de brasileiros não procura o serviço de saúde para fazer o tratamento adequado", alerta Barroso que, chamando atenção para a necessidade de organizar o Programa DST da SMS com ações específicas para os homens.

Levantamentos do Ministério da Saúde apontam ainda para o maior número de óbitos entre homens na faixa etária dos 20 aos 39 anos. As principais causas são doenças e agravos não-transmissíveis (Dants), ou seja, a violência - nas cidades ou no trânsito - e as doenças diretamente ligadas ao tabagismo, alcoolismo e à alimentação nociva, como cânceres e doenças cardiovasculares.

Ciente de todos esses problemas que envolvem a saúde masculina, a SMS pretende priorizar programas relacionados aos principais fatores de risco. "Os programas já foram postos em prática pela secretaria. As doenças cardiovasculares, por exemplo, estão incluídas no programa do adulto. A pretensão da SMS agora é juntar os programas e fazer uma discussão conjunta dos agravos relacionados à saúde do homem", explicou Eudes Barroso.

Mobilização

Para integrar as coordenadorias de programas da SMS e articular as idéias referentes à saúde do homem, os coordenadores propuseram a formação de um colegiado. Com isso, serão discutidas estratégias conjuntas para convencer cada vez mais os homens a procurar as unidades de saúde para tratamento e prevenção de doenças.

A mobilização da SMS visando mudar o comportamento masculino em relação à sua saúde já deu resultado. No próximo dia 14, o presidente da Sociedade Brasileira de Urologia, Dr. José Carlos, estará em Aracaju a convite da PMA para ministrar uma palestra sobre os cuidados que o homem deve ter para prevenir o câncer de pênis.

O evento será realizado no dia 14, às 8 horas, no auditório Lourival Batista, localizado na rua Laranjeiras, nº 2037. Na ocasião, Eudes Barroso apresentará o Cartão do Homem, lançado pela SMS para fazer o acompanhamento de cada paciente do sexo masculino.