Prefeito participa de oficina sobre programas do Governo Federal

Agência Aracaju de Notícias
10/09/2009 18h36
Início > Noticias > 39156

Vice-presidente para o Nordeste da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, deu início aos trabalhos da oficina que reuniu os prefeitos dos municípios sergipanos contemplados pelos programas de Aceleração do Crescimento (PAC) e Minha Casa, Minha Vida - ambos do Governo Federal. Idealizado a partir de uma parceria entre a Caixa Econômica e a FNP, o encontro aconteceu na tarde desta quinta-feira, dia 10, no auditório da instituição financeira. 

Oficinas semelhantes vêm acontecendo em todo o país, motivadas pela necessidade de dar mais celeridade no andamento das obras inerentes aos dois programas. "Queremos agilizar a implementação dos investimentos, tanto do PAC, quanto do ‘Minha Casa, Minha Vida'. Portanto, devemos buscar identificar as dificuldades, mas principalmente as estratégias de superação", destacou o consultor da presidência da Caixa, Vicente Trevas.

A partir do conteúdo das discussões e experiências de cada município, a idéia é realizar eventos regionais, onde as demandas serão levantadas e posteriormente encaminhadas ao Governo Federal. "Estamos fazendo um trabalho para que possamos melhorar as relações federativas, já que vivemos um momento em que há uma quantidade de investimentos muito grande de recursos no que diz respeito a grandes projetos", ressaltou Edvaldo Nogueira.

Segundo o gestor, os investimentos com recursos públicos em obras e serviços representam um dos principais fatores responsáveis pela saída rápida do Brasil da crise financeira mundial em relação a outros países. "Eventos como esse são fundamentais para que possamos investir com eficiência e eficácia, já que estaremos discutindo como melhorar essa interação entre as prefeituras, a Caixa e o Governo Federal", comentou o prefeito de Aracaju.

A previsão é que um encontro com os prefeitos de todo o Nordeste seja realizado já no início de outubro, no Recife, capital do Estado de Pernambuco. "Lá iremos consolidar o trabalho realizado nos nove Estados, para depois apresentarmos ao Governo Federal as estratégias de superação das dificuldades", observou o consultor Vicente Trevas.

Presenças

Prefeitos e representantes de 17 municípios do interior sergipano estiveram na oficina. Entre os demais presentes também estavam o vice-prefeito de Aracaju e secretário municipal de Planejamento, Silvio Santos, o deputado estadual Mardoqueu Bodano, o superintendente regional em exercício da Caixa, Marco Antônio Queiroz, e os secretários do município, Bosco Rolemberg (Chefe de Gabinete), Jeferson Passos (Finanças), Karla Trindade (Governo) e Marcos Cardoso (Comunicação).