O vice-prefeito de Aracaju e secretário municipal de Planejamento, Silvio Santos, representou o prefeito Edvaldo Nogueira nesta quinta, 10, em dois atos históricos para a comunicação social em Sergipe. O governador do Estado, Marcelo Déda, entregou os novos estúdios das rádios AM e FM que integram a Fundação Aperipê (Fundap) e assinou o decreto que convoca a I Conferência Estadual de Comunicação (Consecom), que será realizada nos dias 5 e 6 de novembro.
Com a entrega das novas salas de gravação, sonorização e masterização, melhoram-se significativamente as condições de trabalho para os profissionais das rádios Aperipê AM e FM e abrem-se novas possibilidades para atendimento de serviços externos. Além da parte técnica, também foram realizadas intervenções na estrutura física do prédio, com reforma de telhado, pintura e nova sinalização interna e externa. Ao todo, foram investidos recursos próprios da Fundap da ordem de R$ 92 mil.
Com mais esses recursos, o Governo de Sergipe alcançou cerca de R$ 1,5 milhão aplicados na fundação em dois anos e meio. "Estamos inaugurando um novo capítulo na história dessas tradicionais emissoras sergipanas, melhorando tecnicamente a produção do conteúdo da Rádio Aperipê. Os investimentos que estão sendo feitos agora fazem parte do esforço do Governo de Sergipe para modernizar a Fundação Aperipê e transformá-la de fato numa emissora publica a serviço da cultura, educação e informação para todo o nosso povo", destacou o governador Marcelo Déda.
Para Silvio Santos, a reformulação da estrutura da Aperipê é um ato muito importante para a a população. "Esse é mais um compromisso cumprido pelo governador, já que no início de sua administração a Aperipê como um todo estava sucateada, prejudicando a produção local e definhando a expectativa de um futuro para as emissoras. Com a revitalização da estrutura, esperamos que a Fundap cumpra de forma ainda mais competente seu papel e faça escola na mídia local, com produção de informação e de cultura", destacou.
A presidente da Fundap, Indira Amaral, ressaltou que a o resgate que vem sendo feito nas emissoras estatais se reflete na valorização da cultura local. "Quem esteve aqui há pouco tempo atrás lembra perfeitamente o estado de abandono e sucateamento em que se encontravam as emissoras Aperipê. Hoje, temos uma programação que realiza cerca de 1,5 mil execuções/mês somente de artistas sergipanos, contribuindo decisivamente para o fortalecimento da cadeia produtiva da música e da difusão cultural em nosso Estado", enfatizou.
Conferência
Depois de conhecer os novos estúdios da Aperipê, o governador Marcelo Déda assinou a convocação para a I Conferência Estadual de Comunicação, que é uma das etapas da I Conferência Nacional de Comunicação, realizada de 1º a 3 de dezembro, em Brasília (DF). O tema nacional trabalhado será ‘Comunicação: meios para a construção de direitos e de cidadania na era digital'. A Conferência Nacional será presidida pelo Ministério das Comunicações, com apoio da Secretaria Geral da Presidência e da Secretaria de Comunicação Social. Em Sergipe, a Secretaria de Estado da Comunicação realizará conferências territoriais, entre setembro e outubro.
"O Objetivo das conferências é mobilizar a população para que possamos fazer um balanço da política de comunicação no Brasil e apresentar propostas e projetos que orientem o Governo Federal, os governos estaduais e municipais na busca por uma comunicação democrática, capaz de cumprir seu papel social, democratizando o acesso e a produção de informações. Hoje, o horizonte da comunicação se tornou muito amplo na sociedade e é preciso que tenhamos um estado de direito que garanta a liberdade de expressão e garanta a preservação das informações", comentou Déda.
Segundo o secretário de Estado da Comunicação, Carlos Cauê, serão realizadas oito conferências territoriais e eleitos os delegados para a Conferência Estadual. No evento de novembro, serão eleitos os 21 representantes de Sergipe para a convenção de Brasília. "Teremos o envolvimento de toda a sociedade, através dos empresários, estudantes, profissionais de comunicação e também dos trabalhadores em geral. Por isso, já estamos mobilizando a nossa estrutura e também entidades representativas da sociedade", adiantou Cauê.
Sílvio Santos afirmou que as conferências são a grande chance que a sociedade brasileira esperava para fazer o debate sobre a comunicação social, democratização e liberdade de expressão no Brasil. "Há muito tempo havia uma cobrança sobre a falta desse debate. É preciso que a sociedade esteja à altura para apresentar sugestões que possam ser viabilizadas e que possam realmente mudar os rumos da comunicação social no Brasil para que ela possa ser mais democrática", apontou.
Também prestigiaram os dois atos o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Ulices Andrade, o presidente da Câmara Municipal de Aracaju, vereador Emanoel Nascimento, as deputadas estaduais Tânia Soares e Ana Lúcia Menezes, os secretários municipais de Comunicação, Marcos Cardoso, e de Governo, Karla Trindade; os presidentes da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Lucimara Passos, e da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esporte (Funcaju), Waldoilson Leite; além de representantes de órgãos de classe dos profissionais de comunicação, parlamentares municipais, estaduais, secretários de Estado, dentre outras autoridades.