PMA apóia lançamento da III Semana da Acessibilidade

Família e Assistência Social
11/09/2009 16h52
Início > Noticias > 39161

O Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDpD) e o Instituto GBarbosa lançaram nesta sexta-feira, dia 11, com um café da manhã no Quality Hotel, a III Semana da Acessibilidade. O evento, que ocorre de 21 a 25 deste mês, é apoiado pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

A proposta é promover a cidadania e envolver a sociedade em busca do fortalecimento dos direitos daqueles que têm algum tipo de deficiência, bem como a sua inclusão no mercado de trabalho. O público-alvo é formado por gestores públicos, professores, comunicadores, representantes de instituições, formadores de opinião e instituições ligadas ao tema.

"A gente vem trabalhando e fazendo ações no sentido de difundir e assegurar os direitos das pessoas com deficiência, inclusive fechando parcerias para qualificá-las", garantiu a presidente do CMDpD, Gorete Medeiros, que vê como uma das preocupações maiores do conselho - além da inserção produtiva - a questão da mobilidade urbana. "Defendemos a implantação de rampas de acesso em diversas em obras e espaços públicos".

Presente ao lançamento da Semana de Acessibilidade, a presidente do Instituto GBarbosa, Nadja Mattos, ressaltou a importância de parcerias na construção da inclusão social.  "Um evento como esse não funciona se não tiver todos os elos do sistema funcionando. A empresa privada é um desses, a família é outro, a área educacional é outra representação", disse.

Apesar dos desafios no sentido de incluir os deficientes, vale a pena mudar esse paradigma. "O que precisa, na verdade, é lidar com a deficiência da nossa sociedade que nunca foi preparada pra isso. Enquanto a pessoa com deficiência não mudar sua forma de pensar, não consegue se auto-incluir. Tudo isso passa pelo processo de revisão da própria auto-estima de quem tem deficiência", acredita.

A relações públicas da Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) e conselheira, Fátima Campos, avalia a realização do evento como de grande relevância para a sociedade.  "O conselho é uma escola de vida, ele me proporcionou conviver com pessoas que, com suas deficiências e dificuldades do dia-a-dia, se superam, trazem idéias, lutam e querem participar", destacou.

Membro do Conselho Estadual, cadeirante e estudante de direito, Cláudio Brito credita ao trabalho intenso dos conselhos o desenvolvimento de políticas públicas favoráveis às pessoas com deficiência.  "Aqui em Aracaju o movimento é maior porque o conselho municipal é mais ativo e as pessoas se envolvem mais por estarmos na capital. Estamos aos poucos tendo alguns avanços", ressaltou.

A presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Gerusa Magali, também marcou presença no lançamento da Semana da Acessibilidade. "O conselho municipal de Aracaju está dando um grande exemplo de efetivação de políticas públicas dentro do seu papel de direito. Aracaju está de parabéns pela representação do Conselho Municipal na nossa cidade", congratulou.

A Prefeitura de Aracaju é parceira do CMDpD por intermédio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc). Iniciada em 2001, a entidade é uma iniciativa que busca promover a acessibilidade por meio da inclusão social e, para isto, capacita deficientes físicos através de parcerias com empresas, institutos e poder público.

Semana

A Semana da Acessibilidade será aberta no dia 21, data Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, com a Caminhada da Superação. A caminhada está programada para iniciar às 8h, com percurso da praça da Bandeira até a praça Fausto Cardoso. Às 11h será realizado o plantio de uma muda de Pau-Brasil na praça Fausto Cardoso e, no período da noite, haverá a solenidade de abertura no auditório do Tribunal de Justiça abre oficialmente o evento.

A programação contará ainda com oficinas, palestras, mesas-redondas, apresentações culturais e de cases sobre experiências bem-sucedidas de empresas que desenvolvem políticas públicas voltadas para os deficientes. Esta programação acontecerá das 8h às 12h e das 14h às 17h, no auditório do Ministério Público.
   
Também está prevista a entrega da 2ª edição do troféu Pipiri para deficientes que se superaram e são exemplo no esporte, nas artes e no mercado de trabalho. O encerramento contará com a realização de competições esportivas no Ginásio Constâncio Vieira.