No final da tarde desta sexta-feira, 11, a Comissão de Negociação da Prefeitura se reuniu com representantes do Sindicato dos Profissionais de Ensino do Município de Aracaju (Sindipema) para discutir o reajuste salarial para o exercício de 2010. O encontro aconteceu no Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos. O diálogo com a categoria, previsto para ser iniciado em outubro, foi antecipado por iniciativa da administração municipal.
Desde o mês de agosto, a comissão tem se reunido com os professores com o objetivo de chegar a um consenso acerca do aumento salarial. Neste novo encontro, os profissionais da educação ficaram a par do esforço do município, que tem buscado chegar ao percentual ideal, sem comprometer as finanças públicas. "Todo o esforço que estamos tendo é no sentido de elaborar uma proposta que tenhamos condições de cumprir", disse o secretário municipal de Finanças, Jeferson Passos.
Ficou acertado um novo encontro para o próximo dia 29, quando a Prefeitura irá apresentar uma tabela para apreciação dos professores. "Colocamos diretrizes e abrimos o diálogo, tanto com relação a uma tabela salarial, a partir da discussão do piso, quanto também a outros pontos. No dia 29 é que vamos apresentar uma tabela mais concreta", afirmou a secretária municipal de Educação, Tereza Cristina.
Participação
Conforme a presidente do Sindipema, Maria Elba da Silva, a oportunidade de diálogo é fundamental para o êxito no processo de negociação. "Nesse encontro viemos tratar de princípios. Não existe uma definição ainda de quando, nem como, nem quanto será pago, mas estamos começando a construir uma negociação, o que é um primeiro passo", comentou.
"Sempre prezamos pelo diálogo aberto e a nossa intenção é construir uma proposta em conjunto, e não impor algo de forma unilateral. Essa proposta será construída ao longo do tempo, com a participação do próprio sindicato", concluiu o secretário Chefe de Gabinete da Prefeitura, Bosco Rolemberg.
Apesar de o Governo Federal ter determinado que os municípios devem se adequar ao piso nacional estabelecido por lei até janeiro de 2010, a Prefeitura de Aracaju se antecipou e passou a pagar o mínimo de R$ 950 desde o início deste ano.