Fruto de uma ampla discussão com os comerciantes que mantêm negócios no Centro da capital, o projeto de urbanização dos calçadões da Rua Santa Rosa e Travessa Silva Ribeiro foi apresentado pelo prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, no início da tarde desta quarta-feira, dia 16. Em reunião no auditório da Associação Comercial de Sergipe (Acese), os proprietários das lojas instaladas nas localidades beneficiadas conheceram e aprovaram a proposta inicial da Prefeitura.
Com uma área total de 4.474 m² e 377,43 metros de extensão, os novos calçadões surgiram da necessidade de atender a um antigo anseio da comunidade local. De acordo com o prefeito, o investimento de R$ 1,2 milhão deverá incrementar o comércio e o turismo no Centro, além de valorizar a localidade. "Vai atrair um público maior às lojas ao melhorar o acesso a elas", ressaltou. Segundo Edvaldo, os recursos já estão garantidos, mas a obra só será feita "de uma forma que a cidade ganhe e todos estejam de acordo", afirmou.
Nesse sentido, após apresentar o projeto elaborado pela arquiteta Angélica Rocha, da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), o prefeito colocou a proposta à disposição dos comerciantes para que eventuais sugestões sejam feitas antes que tenha início o processo licitatório.
Antes no encontro da Acese, Edvaldo se reuniu no seu gabinete com lideranças da área comercial para antecipar a proposta. "Vamos encontrar a melhor forma de construir o projeto do calçadão conjuntamente. Queremos que cada um de vocês se sinta dono e parte da obra", discursou Edvaldo Nogueira, antes de receber total apoio para a implementação da proposta.
Progresso
"Toda iniciativa que venha a trazer progresso, desenvolvimento e segurança para a população é sempre bem-vinda", afirmou o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Aracaju (CDL), Samuel Shuster. "As outras experiências que conhecemos comprovam que o calçadão melhora o comércio e dá segurança à população", observou Shuster, mostrando-se favorável à iniciativa.
Assim como o presidente da CDL, o comerciante José Luis, que há 25 anos mantém uma loja na rua Santa Rosa, também vê a construção dos calçadões como uma melhoria necessária à capital sergipana. "É um anseio nosso de longa data", disse Luis, que garante ter acompanhado toda a discussão que antecedeu a apresentação do projeto. "Era tudo que precisávamos. Nosso comércio terá um ganho social muito grande e a violência vai diminuir", exaltou o comerciante.
De acordo com o presidente em exercício da Associação Comercial de Sergipe, Alexandre Porto, a apresentação do projeto é o resultado de uma série de encontros realizados há mais de um ano entre a Prefeitura de Aracaju e os lojistas. "É um assunto que estamos discutindo com muito cuidado para beneficiar a todos", declarou.