A força-tarefa de combate à dengue da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) mais uma vez está no bairro Getúlio Vargas. Nesta sexta-feira e sábado, dias 17 e 18, agentes de endemias e trabalhadores da Empresa Municipal Serviços Urbanos (Emsurb) atuarão de forma intensiva na localidade. O objetivo é reduzir o número de focos do mosquito transmissor da doença, que, segundo o último Levantamento de Índice Rápido (Lira), está alto.
Para o supervisor dos agentes de endemias da região, Paulo Conceição, com o trabalho realizado nesses dois dias consecutivos os indicadores vão melhorar. "Como o Getúlio Vargas é um bairro considerado 'dormitório', onde os moradores trabalham durante todo o dia e só voltam para casa à noite, muitas vezes os agentes encontram as residências fechadas durante a semana, o que dificulta o trabalho. No sábado, podemos alcançar melhores resultados, já que a maioria dos trabalhadores estará em casa", explica Paulo.
Nesses dois dias, a meta da força-tarefa é visitar aproximadamente 1.000 imóveis. Nesta sexta-feira, as ações aconteceram das 8 às 17 horas e foram executadas por 20 agentes de endemias e 14 homens da Emsurb. No sábado, as atividades começam às 8 horas e se estendem até o meio-dia. Cerca de 30 agentes de endemias e 15 profissionais que cuidam da limpeza da cidade vão realizar visitas domiciliares e trabalhos de conscientização, retirada de lixo e entulho em terrenos baldios e aplicação de larvicida.