PMA inicia preparativos para a Prova Brasil

Educação
17/09/2009 19h21
Início > Notícias > PMA inicia preparativos para a Prova Brasil

Coordenadores, suportes pedagógicos e professores da 4ª e 8ª séries do ensino fundamental ou do 5º e 9º anos do ensino fundamental de nove anos da rede municipal de ensino se reuniram nesta quinta-feira, 17, para participar do Programa Horas de Estudo, voltado à formação continuada e capacitação de professores através da discussão de práticas pedagógicas em grupos de estudo de modalidades específicas.

A reunião aconteceu no Centro Municipal de Aperfeiçoamento de Recursos Humanos (Cemarh), localizado no bairro Siqueira Campos, e serviu para orientar os participantes quanto aos critérios de aplicação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), com ênfase na Prova Brasil, instrumento que compõe o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

A avaliação, cujas provas serão aplicadas, simultaneamente, em novembro, aponta o desempenho dos alunos das referidas séries, através das habilidades em língua portuguesa e matemática. "Estamos mostrando detalhes da Prova Brasil para profissionais das 42 unidades de ensino da rede municipal e oferecendo subsídios para que os mesmos orientem seus alunos nas salas de aula. Almejamos um bom resultado no processo de ensino e aprendizagem, que terá como consequência altas notas na avaliação", explicou a técnica da Secretaria de Estado da Educação (Seed), Janiely Cheyenne Cruz, que orientou os profissionais.

Disposta a se apropriar de novos conhecimentos sobre a Prova Brasil, a professora polivalente Gicélia Costa, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Dr. Carvalho Neto, localizada no bairro Novo Paraíso, se propôs a avaliar a sua prática pedagógica e a refletir sobre os resultados já alcançados nas edições anteriores da avaliação.

"Estou percebendo que a Prova Brasil é promissora, no sentido de capacitar o professor a auxiliar o aluno diante das suas dificuldades. Além disso, serve para que haja uma auto-avaliação do trabalho que desenvolvemos na escola, com vistas ao aperfeiçoamento constante", ressaltou Gicélia Costa.

Prova Brasil

A Prova Brasil foi instituída pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e sua primeira avaliação foi realizada em 2005. É universal, portanto, oferece resultados padronizados para o Brasil, para cada unidade da Federação, município e escola participantes.

Os resultados da Prova Brasil são a base para o cálculo dos Idebs de cada município e escola, ao lado das taxas de aprovação nessas esferas. A partir de seus resultados, professores, coordenadores, pais, alunos e a comunidade em geral poderão comparar os resultados das escolas, o rendimento dos alunos e construir um projeto pedagógico a fim de melhorar a qualidade do ensino.

Recursos

Nos anos em que a Prova Brasil/Saeb é aplicada, as secretarias estaduais e municipais de educação e as escolas públicas da educação básica que possuem turmas de 4ª e 8ª séries (5º e 9º anos) do ensino fundamental e 3ª série do ensino médio recebem os cadernos Matrizes de Referência, Temas, Tópicos e Descritores.

Os cadernos trazem informações aos gestores e professores sobre os pressupostos teóricos que embasam a avaliação, os descritores e uma série de exemplos de questões sobre língua portuguesa e matemática das séries a serem avaliadas.

Bons resultados

Em 2005, o Ideb aferido no município de Aracaju atingiu 2,9 nos anos iniciais (resultado da Prova Brasil entre alunos da 4ª série ou 5º ano do ensino fundamental) e 2,5 nos anos finais (resultado da Prova Brasil entre alunos da 8ª série ou 9º ano do ensino fundamental). Em 2007, a meta projetada foi superada, alcançando 3,3 nos anos iniciais e 3,1 nos anos finais.