Exposição marca início da Semana Nacional de Trânsito

Transporte e Trânsito
18/09/2009 19h30
Início > Notícias > Exposição marca início da Semana Nacional de Trânsito

Durante toda esta sexta-feira, 18, sons, luzes, cores e formas estiveram a serviço da conscientização, na exposição que a Prefeitura de Aracaju promoveu no shopping Jardins para divulgar a programação da Semana Nacional do Trânsito. Centenas de pessoas de todas as idades visitaram a mostra e foram convidadas a refletir sobre os caminhos para uma melhor mobilidade urbana.

No local, foi montada uma instalação que apresentou semáforos caídos ao chão, em meio a pedaços de vidro e placas de sinalização. Enquanto caminhavam pelo espaço, as pessoas ouviam efeitos sonoros de buzinas, veículos em movimento, freadas, entre outros sons constantes nas vias de qualquer cidade. Cercando a área, totens traziam imagens feitas nas ruas da capital.

"Tentamos convocar o público a pensar um pouco sobre o trânsito, mais sobre o prisma da mobilidade urbana. Como vivemos esse 'vai e vem' diário e como isso nos impacta? Isso afeta a todos de formas diferentes e por isso todos que passaram por aqui deram pelo menos uma olhada rápida e já levaram essa mensagem", destacou a curadora da mostra, a artista plástica Lúcia Pereira.

Segundo a coordenadora de Educação da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), Marieta Falcão, o estande foi montado somente para a abertura da Semana Nacional de Trânsito, quando o prefeito Edvaldo Nogueira anunciou diversas ações para a área. "A partir da terça-feira [dia 22] a mostra estará na praça General Valadão, no Centro. Queremos mobilizar a sociedade para discutir o assunto", resumiu.

A exposição foi bem movimentada e visitada inclusive pelo prefeito e pelo superintendente da SMTT, Antônio Samarone. Além da instalação temática, foram expostos também trabalhos manuais e desenhos feitos por alunos de uma escola particular de Aracaju. "Um dos nossos focos é a criança, para que ela mobilize os pais em casa e se torne um adulto consciente para um trânsito seguro", acrescentou Marieta.

Para o estudante Gileno Barbosa, 18 anos, o efeito foi interessante. "Gostei da criatividade desse trabalho. A gente vai passando, olha rapidamente e já se sente convidado a ficar mais um pouco. O lugar aqui é bastante movimentado e atrai muitas pessoas a discutir o tema, afinal o trânsito é feito por todos nós e precisa ser tratado com a devida importância", opinou.