Prefeitos de Aracaju e Socorro entregam terminal à população

Transporte e Trânsito
20/09/2009 08h02
Início > Noticias > 39255

O Sistema Integrado de Transporte (SIT) da capital e Grande Aracaju conta agora com mais um terminal de integração. Na noite desse sábado, 19, os prefeitos de Aracaju, Edvaldo Nogueira, e de Nossa Senhora do Socorro, Fábio Henrique, entregaram à população o terminal Franklin de Oliveira Ribeiro, localizado entre os conjuntos Marcos Freire I e II.

Equipado com piso tátil, rampas para deficientes, lanchonetes, banheiros e placas com informações sobre as linhas, o espaço de 2.000 m² começou a operar na madrugada do domingo, 20. A estimativa é de que, por dia, cerca de 30 mil passageiros utilizem o terminal, que é o primeiro do município de Socorro. Por lá passarão veículos de 11 linhas, sendo cinco alimentadores e seis linhas-tronco. Em horários de pico, o terminal receberá até 77 ônibus.

A obra foi iniciada na gestão anterior, em parceria com a Prefeitura de Aracaju, que auxiliou na distribuição das linhas e doou as coberturas instaladas nas plataformas de embarque e desembarque. Entretanto, o terminal ainda não havia sido entregue à população por conta de problemas técnicos.

Para o prefeito Edvaldo Nogueira, a obra trará grandes benefícios para os moradores da capital e de Socorro. "Aracaju e Nossa Senhora do Socorro são mais do que cidades vizinhas, são municípios irmãos. Um grande número de socorrenses se desloca diariamente para Aracaju para trabalhar, visitar a família, ir para a escola ou faculdade, fazer compras ou acessar os serviços de saúde", afirmou.

"Temos um sistema de transporte integrado, que permite que o passageiro pague apenas uma passagem para ir de uma cidade a outra. Agora, com esse terminal, a população terá mais opções na hora de se deslocar, o que vai garantir mais agilidade e conforto", completou Edvaldo, antes de parabenizar o prefeito Fábio Henrique, e o ex-prefeito de Socorro, José do Prado Franco Sobrinho, também presente à solenidade.

Uma das usuárias do transporte coletivo que será beneficiada com o novo terminal é a cabeleireira Ednilde do Nascimento, que mora no Marcos Freire II e trabalha em um salão de beleza no Centro de Aracaju. "Acredito que com esse terminal o trajeto será mais rápido, tanto na ida quanto na volta, já que vou ter mais alternativas na hora de pegar o ônibus. Acho também que o problema dos ônibus lotados vai diminuir, porque teremos veículos passando a todo instante. Com certeza tudo isso vai facilitar muito a minha vida", comemorou.

Ônibus

Além da entrega do terminal, a solenidade foi marcada pela apresentação de oito novos ônibus da linha Fernando Collor-Atalaia. Os veículos haviam sido entregues por empresários do setor de transportes à Prefeitura de Aracaju na sexta-feira, 18, em resposta às cobranças feitas desde o início do ano pelo município para que as empresas operadoras do sistema de transporte público renovassem a frota e qualificassem o serviço.

Para Fábio Henrique, o gesto de destinar parte os novos ônibus recebidos a linhas que contemplam Socorro mostra a preocupação do prefeito Edvaldo Nogueira com o município vizinho e é o resultado de uma parceria que vem conseguindo resolver problemas comuns. "Não poderíamos entregar um terminal novinho e continuar com aqueles ônibus velhos. Por isso fui conversar com Edvaldo e ele disse que iria nos ajudar. Quero agradecer a colaboração e dizer que desejo que nossa parceria continue", frisou.

Parceria

Na oportunidade, Fábio Henrique citou uma outra conquista obtida por meio da parceria entre as prefeituras de Aracaju e Socorro. "Junto com Edvaldo Nogueira, resolvemos o problema do trajeto dos ônibus que circulam entre os dois municípios. Antes era necessário fazer um percurso bem maior para chegar a Aracaju porque a ponte não estava liberada para a passagem dos ônibus. Liberamos a ponte para o transporte coletivo e o percurso, que antes era de uma hora, passou a ser feito em 10 ou 20 minutos", lembrou.

O prefeito de Socorro falou ainda do ordenamento da circulação de taxis-lotação entre as duas cidades. "Antes os taxistas eram clandestinos, trabalhavam escondidos. Mas, graças à nossa parceria com o prefeito Edvaldo Nogueira, conseguimos criar regras e regularizar essa situação. Por isso fiz questão de convidá-lo para essa solenidade", destacou Fábio Henrique.

Licitação

Outro resultado da parceria será a licitação para contratação das empresas operadoras do sistema de transporte público coletivo, anunciada pelo prefeito de Aracaju na sexta-feira, 18. Segundo Edvaldo, o processo será conduzido coletivamente pelos gestores da capital e dos municípios da Grande Aracaju - Socorro, São Cristóvão e Barra dos Coqueiros.

Será instituído um consórcio intermunicipal para que a solução beneficie a população das quatro cidades. "Se realizássemos a licitação de outra forma, sem a participação dos demais municípios, ela valeria apenas para Aracaju e as empresas não poderiam operar nas cidades vizinhas. Em parte, resolveríamos o problema da capital, mas no nosso entendimento seria um retrocesso, já que os milhares de socorrenses que vão todos os dias a Aracaju teriam que pagar duas passagens. A integração seria comprometida e não queremos isso. Por isso vamos conduzir o processo coletivamente", explicou Edvaldo Nogueira.

Presenças

Participaram da solenidade as primeiras-damas de Socorro e de Aracaju, Sílvia Fontes e Danuza Silva; o vice-prefeito de Socorro, José Job; o superintendente de Transporte e Trânsito de Aracaju, Antônio Samarone; a presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Socorro, Maria da Taiçoca; além de moradores, secretários e vereadores de Nossa Senhora do Socorro.

Veja mais...

Prefeito inicia licitação do transporte e entrega 20 novos ônibus