Escola municipal participa de desfile cívico no Castelo Branco

Educação
21/09/2009 16h38
Início > Noticias > 39266

Cerca de 100 alunos da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Dom José Brandão de Castro participaram do desfile cívico do Conjunto Castelo Branco, realizado no último sábado, 19, em comemoração ao Mês da Independência do Brasil. O tema foi ‘Descobrindo o mundo através da leitura e da escrita'.

As crianças homenagearam o escritor Monteiro Lobato e lembraram, com cores e muita alegria, personagens como Emília, Saci-Pererê e Visconde de Sabugosa.

"Desde o início do segundo semestre estamos desenvolvendo esse tema, que estimula a prática da leitura de forma contextualizada. Usando a criatividade, adaptamos um cantinho na sala de leitura, onde realizamos contações de histórias e aproximamos as crianças do universo literário", contou a coordenadora geral da unidade escolar, Josinete Almeida.

O aspecto lúdico e os recursos pedagógicos necessários ao desenvolvimento da criança foram mostrados no pelotão ‘Jogos e brincadeiras', que levou ao desfile elementos como bambolês, petecas, peões e jogos da memória. De acordo com o suporte pedagógico Lucineide Araújo, a intenção foi destacar algumas das diversas atividades desenvolvidas na brinquedoteca da escola.

"Trata-se de um espaço preparado para estimular a criança a brincar, por isso dispomos de uma grande variedade de brinquedos. As atividades realizadas na brinquedoteca são importantes recursos no processo de ensino e aprendizagem", esclareceu Lucineide.

Alegria

Contente por representar a escola no pelotão de frente, a estudante Sara Ferreira, de 8 anos, participou do desfile cívico pela segunda vez consecutiva. "Gosto muito de mostrar às pessoas o que estamos aprendendo na escola e este ano fiquei alegre por mostrar algumas histórias infantis que escutamos na sala de aula", ressaltou.

O desfile cívico realizado no Conjunto Castelo Branco contou com a participação de outras unidades escolares das redes pública e particular de ensino, além da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. No próximo domingo, 27, a partir das 15h30, será a vez dos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Otília de Araújo Macedo desfilarem nas ruas do bairro 18 do Forte.