Parcerias ampliam número de pessoas capacitadas pela PMA

Formação para o Trabalho
22/09/2009 09h47
Início > Notícias > Parcerias ampliam número de pessoas capacitadas pela PMA

Com o objetivo de ampliar o número de pessoas qualificadas para o mercado de trabalho, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat), mantém parcerias com entidades, instituições e associações de moradores. Nessa segunda-feira, 21, mais 17 mulheres concluíram o curso de cabeleireiro, ministrado na Casa da Comunidade, localizada no bairro Santos Dumont. Alguns concludentes já conseguiram entrar no mercado de trabalho.

"A parceria é sempre viável e salutar", afirma o presidente da Fundat, Carlos Magno Costa Garcia, destacando que os cursos são aplicados nas comunidades de acordo com as solicitações. "Cada localidade tem uma necessidade diferente no que concerne à capacitação", destaca.

A Fundat mantém unidades de qualificação espalhadas pelos bairros de Aracaju, mas só elas não são suficientes para atender a demanda. As parcerias são indispensáveis para a realização de cursos em sedes de entidades e associações. A Fundação disponibiliza os instrutores e o material didático. Em contrapartida, o solicitante oferece o espaço. "Essas parcerias têm possibilitado a capacitação de muitos cidadãos", lembra Carlos Magno.

Curso de cabelereiro

O curso de cabeleleiro foi comandado por José Arnaldo, profissional que há muitos anos ministra aulas nessa área. "É sempre uma alegria ao término do curso porque sei que a profissionalização provoca mudanças na vida de todos", disse.

O pastor João Bosco Neves, responsável pela Casa da Comunidade, agradeceu o apoio da Fundat. "Sei que muitas mulheres tiveram dificuldade para freqüentar o curso. A maioria é dona de casa, com filhos para cuidar, mas todas conseguiram ultrapassar as barreiras", falou.

A concludente Celi Claudia Matos Prado, ao receber o certificado, declarou que, com a capacitação, conseguiu emprego como cabeleireira. "Estou feliz, mas não vou parar por aqui. Vou em busca de mais aprendizado", garantiu.

Carla Karen dos Santos  Oliveira, também inscrita no curso, parabenizou o professor. "O instrutor foi extremamente profissional porque soube lidar com pessoas diferentes repassando os seus conhecimentos. Ele nos ensinou que somos capazes e que podemos chegar longe", contou.