Projeto ‘Meio Ambiente' envolve alunos de escola municipal

Educação
22/09/2009 10h33
Início > Notícias > Projeto ‘Meio Ambiente' envolve alunos de escola municipal

Apresentações de trabalhos escritos, peças teatrais, cartazes, músicas e poesias fizeram parte da programação que encerrou as atividades do projeto "Meio Ambiente", da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Otília de Araújo Macêdo, localizada no bairro 18 do Forte. Reunidos no salão da unidade de ensino, cerca de 160 crianças de 4 a 10 anos e seus respectivos pais mostraram que entenderam a importância de preservar o meio ambiente através de ações que tornem a escola cada vez mais limpa e atrativa.

"Adaptamos ao cotidiano dos nossos alunos uma série de práticas que evitam o desperdício, a poluição visual e a degradação do material escolar, a exemplo de fechar bem as torneiras após o uso, jogar o lixo na lixeira e cuidar bem dos livros e cadernos. Com essas estratégias, pretendemos estimulá-los a fazer o mesmo em suas próprias residências", declarou a coordenadora pedagógica da escola, Patrícia Trindade.

Uma inovação na apresentação de maculelê feita pelo grupo Cultura Brasileira motivou a todos. Em vez de manusear bastões, os integrantes, todos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Laonte Gama da Silva, utilizaram garrafas peti.

"Batizamos nossa atividade de 'maculelê ecológico'. A idéia é conscientizar crianças, adolescentes e pais sobre os benefícios da coleta seletiva e da reutilização de materiais para diminuição dos danos ao meio ambiente", explicou o instrutor do grupo, Anum Preto.

Criatividade

Na turma da professora polivalente Tânia Cristina Souza, três super-heróis mirins assumiram a missão de salvar o planeta. Os nomes, bem como as indumentárias, fazem alusão aos métodos para tratamento do lixo. São eles: ‘Super reduzir', que defende a redução da quantidade de lixo no planeta; ‘Super reciclar', defensor do reaproveitamento de materiais tidos como matéria-prima para um novo produto; e ‘Super reutilizar', que evita que sejam jogadas no lixo as embalagens que ainda podem ser aproveitadas.

"Quando cuidamos bem do lixo estamos preservando as nossas vidas, pois quando algum objeto é jogado na rua entope os esgotos e deixa mau cheiro em todo lugar. Aprendi também que devemos manter o chão e as paredes da escola sempre limpos e ver se nossos colegas estão fazendo isso também", afirmou Riwanne Santos, de 8 anos.