Vacinação antirrábica acontece na Zona de Expansão

Saúde
22/09/2009 11h28
Início > Noticias > 39280

Teve início nessa segunda-feira, 21, em Aracaju, mais uma campanha de vacinação antirrábica. A ação, que acontece até o dia 26, é promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). A estimativa é que até o fim da vacinação sejam imunizados mais de 60 mil animais, entre cães e gatos.

A primeira etapa da campanha vai até o dia 24 e acontece na Zona de Expansão. Cerca de 50 agentes divididos em quatro equipes percorrem a área, fazendo visitas domiciliares, vacinando os animais e alertando os moradores sobre os riscos da raiva. Nos dias 25 e 26 a vacinação acontece em 100 postos fixos, montados em todos os bairros da cidade.

As campanhas têm se mostrado eficientes no combate à raiva. Segundo o veterinário do CCZ, Gilberto França, há cinco anos Aracaju não apresenta casos da doença em animais. "O último caso de raiva humana foi registrado em 2001, e em animal o último registro foi em 2004", afirma.

Contágio

A transmissão acontece, geralmente, através de arranhões, mordidas ou lambidas do animal infectado pelo vírus. Os principais sintomas, em seres humanos e animais, são a falta de apetite, sensibilidade a luz e ruídos, boca entreaberta e salivação abundante.

A raiva é uma doença altamente contagiosa e, em animais, não tem cura. A única forma de prevenir é através da vacina, cujo efeito dura um ano. "A principal importância da campanha de vacinação é a melhoria da qualidade de vida através da prevenção, pois a raiva é uma doença letal", alerta Gilberto.

Para vacinar seu animal de estimação durante a campanha, basta levá-lo a um dos postos para a aplicação da dose. Durante todo o ano, a imunização também pode ser feita no CCZ, de segunda a sexta-feira, das 7 às 12 horas e das 13 às 17 horas. O telefone para contato é (79) 3179-3565.