No último dia 18, o prefeito Edvaldo Nogueira entregou à população de Aracaju 20 ônibus novos, que desde domingo estão em circulação. Os veículos foram distribuídos nas linhas Fernando Collor/Atalaia, Circular Cidade I e Circular Cidade II e representaram um investimento de mais de R$ 5 milhões. Os ônibus são dotados de equipados modernos para garantir conforto, segurança e amenizar os problemas dos usuários.
A frota é equipada com GPS (Sistema de Posicionamento Global), câmera de monitoramento, cofre de segurança e elevador para deficientes físicos. Quatro veículos são automáticos, com marcha acionada por um botão instalado no painel. O motorista da linha Circular Cidade I, Alisson Santos, teve a oportunidade de dirigir um desses ônibus e aprovou. "O conforto é indiscutível. A parte engraçada é que às vezes a gente procura o câmbio e não encontra", brinca.
Para Adenílson Rodrigues, que acabara de saltar do Circular Cidade I, a prefeitura está no caminho certo. "Como sou morador do bairro Santa Maria, pude aproveitar bem a leva de novos ônibus que começou a circular por lá há alguns meses, e ainda agora pude ver que a ação está se ampliando para outras linhas. Isso só aumenta a confiança do povo em relação à melhoria do transporte coletivo de Aracaju", observa o passageiro.
Já para a dona de casa Clarice dos Santos, moradora do Conjunto Orlando Dantas, é um alívio saber que os ônibus da cidade estão sendo renovados. "Eu pego ônibus todo dia e sei que tudo que o passageiro precisa é conforto, segurança e organização das linhas. Os primeiros passos nesse sentido já foram dados. Isso é muito bom", comemora.
Veículos maiores
Cada veículo custou aproximadamente R$ 270 mil. Todos têm três eixos, o que confere aos ônibus maior espaço interno e, por conseguinte, a possibilidade de transportar um maior número de passageiros, o que reduz o número de veículos em circulação na cidade. Enquanto os ônibus tradicionais têm 12 metros e transportam 80 passageiros, os novos têm 15 metros e podem conduzir até 120 pessoas confortavelmente.