Acabou o tempo em que ser idoso era sinônimo de inatividade. Hoje, essa turma está cada vez mais envolvida em ações que estimulam o corpo e a mente. Com o objetivo de incentivar o espírito jovial desses integrantes da terceira idade, a Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju (SMS) vai realizar uma programação especial em homenagem ao Dia do Idoso, comemorado em 1º de outubro.
A programação acontecerá no próximo dia 29 e nos dias 1º e 3 de outubro com os idosos assistidos pelas Unidades de Saúde da Família (USF), que vão participar de atividades de lazer e cultura. A iniciativa é uma realização do serviço social da SMS e está na terceira edição. "A idéia partiu das assistentes sociais das USF que possuem grupos de idosos. Com o passar dos anos, o projeto ganhou proporções maiores envolvendo representantes da rede de proteção ao idoso", contou a coordenadora da 3ª Região, Mariselma Teixeira.
O projeto envolve ainda as 4ª, 5ª, 7ª e 8ª Regiões, que também possuem unidades de saúde com grupos de idosos. Dentro da rede municipal de saúde as unidades que disponibilizam esse serviço são as USFs Ávila Nabuco, Caic, Dona Sinhazinha, Edésio Vieira de Melo, Fernando Sampaio, Francisco Fonseca, José Fernando de Souza, Lauro Dantas Hora e Marx Carvalho.
O evento começa na próxima terça-feira, 29, a partir das 8h da manhã, no Parque Augusto Franco (Sementeira). Na oportunidade, o pessoal com mais de 60 anos vai participar da atividade Corpo e Movimento, que envolverá alongamento, relaxamento, recreação, música e café da manhã. Quem coordena toda essa agitação é o Programa Municipal Academia da Cidade.
E abrindo o mês de outubro, no dia 1º, a programação do evento traz o III Encontro da Maturidade com o tema 'É preciso saber viver'. Nesse dia os idosos vão assistir as apresentações do grupo teatral A Arte de Prevenir da SMS e ainda do coral do Sindicato dos Professors da Rede Municipal de Ensino (Sindipema). A programação conta ainda com a participação do secretário municipal de Saúde, Marcos Ramos, e dos secretários dos conselhos municipal e estadual do idoso. As atividades começam às 7h30 e seguem até às 16h30, na sede do Petroclube.
No terceiro e último dia, o evento vai levar as pessoas com mais de 60 anos ao cinema. A sessão toda especial acontece no Cinemark Jardins, a partir das 10h da manhã. "Ações como essa aumentam a expectativa e o prazer de vida dos idosos. Eles se sentem valorizados e têm acesso há uma série de informações e serviços", destacou a assistente social da USF Edésio Vieira, Ana Esmeralda.