Conselho Gestor do Bolsa Família em Aracaju recebe reconhecimento nacional

Família e Assistência Social
24/09/2009 17h59
Início > Noticias > 39317

À convite da Controladoria Geral da União (CGU), duas representantes da Prefeitura de Aracaju participarão do I Seminário Nacional de Controle Social, a ser realizado em Brasília, neste fim de semana. A Prefeitura participará do evento através da secretária de assistência social e cidadania, Rosária Rabelo, e da coordenadora de proteção social básica, Yolanda Oliveira. As participantes representarão também os membros do Conselho Gestor Intersetorial do Programa Bolsa Família. 

O convite da CGU se deu por conta da constatação dos bons resultados obtidos pelo referido conselho na fiscalização do repasse do benefício concedido pelo Governo Federal. A gerente de Benefícios de Transferência de Renda e coordenadora do Programa Bolsa Família em Aracaju, Rosângela Theobald, também atribui o reconhecimento do Conselho Gestor do Bolsa Família ao mérito de ter conseguido atrair representantes da sociedade civil para participar ativamente das ações desenvolvidas pelo município.

"O conselho organizou a realização de fóruns para informar às comunidades da existência do controle setorial do Bolsa Família. Além disso, foi salientada durante os fóruns, que começaram a ser realizados este ano, a importância da participação de representantes comunitários no conselho", conta Rosângela Theobald.

O controle setorial do conselho é dividido em cinco distritos, cada um com seu representante. Desse modo, a fiscalização dos repasses acontece de forma mais participativa. A própria comunidade escolhe seus representantes através de eleições. Além dos representantes distritais, o conselho conta com a participação de membros de entidades governamentais, como a Semasc, organizações não-governamentais (Ongs) e outras entidades.

Seminário

O I Seminário Nacional de Controle Social, organizado pela Controladoria Geral da União (CGU) tem como objetivo apresentar boas práticas de participação da sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública, além de debater os limites e as possibilidades do controle social no Brasil.

O evento conta com o apoio da Embaixada Britânica e das organizações não-governamentais Associação dos Amigos de Ribeirão Bonito (Amarribo), Avante - Mobilização e Educação Social, e do Instituto de Fiscalização e Controle.