O talento do jornalista Cleomar Brandi foi eternizado em 69 crônicas compiladas no livro 'Os Segredos da Loba'. O lançamento da obra aconteceu na noite dessa quinta-feira, 24, na Sociedade Semear, e reuniu comunicadores, artistas, estudantes e políticos, como o governador do estado, Marcelo Déda, e o prefeito da capital, Edvaldo Nogueira.
"Cleomar é um jornalista extraordinário, que marca a imprensa de Sergipe, e um cronista brilhante, que engrandece a nossa literatura, tanto que agrada públicos de todas as idades e dos mais diferentes perfis. É através também do seu texto que ele divide conosco a sua inteligência perspicaz, seu humor refinado e a sua crítica atenta e ousada", analisou Edvaldo.
Para o produtor cultural Paschoal Maynard, 'Os Segredos da Loba' consolida anos de trabalho produtivo e dedicado do escritor. "Cleomar já era devedor desse livro há muito tempo, pois coroa um trabalho que ele desenvolve há muito tempo, uma 'palavra' fantástica, única e inconfundível. E eu acho que ele não vai ficar só por aí não, deve vir aí uma biblioteca inteira", brincou.
O projeto é patrocinado pela Fundação Aperipê, cuja superintendente, Indira Amaral, sintetizou o orgulho de toda a equipe. "É orgulho e privilégio para a Aperipê apoiar essa iniciativa, que, além da obra em si, é o registro de frutos dessa mente brilhante que é o Cleomar Brandi, profissional referência para os comunicadores", afirmou.
Para o governador Marcelo Déda, a publicação faz justiça às grandes histórias que o autor soube inventar ou relatar. "A crônica parece uma coisa simples, mas que exige muito, pois ela trabalha concisão, ela trabalha fatos do cotidiano que precisam ser tratados como temas mais universais para atrair a atenção de todos. E ela não dispensa a observação do cronista nem sua sensibilidade. Os textos de Cleomar têm sensibilidade e capacidade de transformar coisas simples em assuntos belíssimos", acrescentou Déda.
Sentimento
Nas 166 páginas de seu primeiro livro, Cleomar Brandi mostra um pouco da sua intimidade com palavra e precisão. A cada linha, ele fala um pouco da vida, da profissão e das suas impressões sobre o mundo, desde coisas mais simples do cotitiano até profundas reflexões políticas e sociais, nunca abandonando o olhar do experiente jornalista. A coletânea traz textos, alguns inéditos, pinçados entre centenas escritos ao longo de 32 anos de jornalismo.
Para Cleomar, publicar um livro exige rígidos critérios na escolha de texto. "Talvez por isso, tenha deixado de fora mais de 700 crônicas", revela, deixando escapar que essas e outras composições podem compor outros livros no futuro. "Algumas crônicas são como o registro de uma memória jornalística, um olhar sobre o que aconteceu em Sergipe, no Brasil e no mundo nos últimos anos. Outras são mais intimistas e revelam episódios que vivi, uma experiência pessoal, inclusive 'Os segredos da loba', que dá nome ao conjunto", definiu.
Presenças
Também prestigiaram o evento o vice-prefeito de Aracaju e secretário municipal de Planejamento, Silvio Santos, o secretário municipal de Comunicação, Marcos Cardoso, o presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esporte (Funcaju), Waldoilson Leite, a historiadora Ilma Fontes, os secretários de Estado de Governo, Jorge Araújo, e de Cultura, Eloísa Galdino, o reitor da Universidade Federal de Sergipe, Josué Modesto Subrinho, e o presidente da Câmara Municipal, vereador Emmanuel Nascimento.