Equipe de educação para o trânsito da SMTT visita escolas

Transporte e Trânsito
25/09/2009 10h46
Início > Noticias > 39319

Priorizando a difusão de valores como respeito, coletividade e cidadania, a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito da Prefeitura de Aracaju (SMTT) incluiu no calendário de comemorações referentes à Semana Nacional de Trânsito palestras educativas voltadas a estudantes da capital. A equipe esteve em diversas instituições de ensino abordando a realidade do trânsito e o papel do condutor. Alguns dos colégios visitados foram o Espírito Santo, Babylândia, Idéia e José Olino. Nesta sexta-feira, 25, as escolas visitadas serão a Francisco Santos e o Amadeus.

De acordo com a coordenadora de educação para o Trânsito, Marieta Falcão, a receptividade dos estudantes tem sido positiva. "Acreditamos que a escola ensina, sendo responsável pelo estímulo do espírito de coletividade e consciência do jovem sobre tudo que o cerca. A realidade do nosso trânsito é um assunto que vem atraindo a atenção dos estudantes. Percebemos isso nas palestras que aconteceram esta semana. Eles ficam atentos e participam porque entendem que serão protagonistas dessa realidade. Continuaremos trabalhando a educação no trânsito com esse público porque são as crianças e os adolescentes que vão contruir o nosso futuro", destacou.

Na segunda- feira, 21, a programação de palestras voltadas aos estudantes da capital foi aberta pelo especialista em educação para o trânsito Eduardo Biavatti. Convidado pela Prefeitura de Aracaju, o mestre em sociologia da Universidade de Brasília (UnB) abordou o tema ‘Juventude e trânsito - corpo, cidadania e liberdade responsável' e proporcionou aos estudantes uma tarde de conhecimento e conscientização.

De acordo com Biavati, a educação começa nas escolas. "Embora os pais sejam, durante muitos anos na vida do jovem, o maior modelo e exemplo, chega um momento em que essa realidade muda e o jovem passa a receber outras influências. Isso vem acontecendo cada vez mais precocemente. A escola é o segundo lar de crianças e adolescente e lá a mensagem tem efeito positivo quanto à prudência que esses futuros condutores devem ter", comentou.