Começou nesta sexta-feira o I Intercaps de Futsal de Sergipe

Saúde
25/09/2009 18h00
Início > Notícias > Começou nesta sexta-feira o I Intercaps de Futsal de Sergipe

Noites e dias inteiros vivendo recluso dentro de um quarto. Essa era a rotina de Wagner Silva Santos, 28 anos, usuário do Caps Davi Capistrano, antes de chegar ao I Intercaps de Futsal de Sergipe. O convite para participar do torneio surgiu numa das visitas de acompanhamento realizadas pelos profissionais do Caps e trouxe novo ânimo à  vida de Wagner. Na tarde desta sexta-feira, 25, ele estava animado ao lado de vários amigos, participando da cerimônia de abertura do campeonato.

De acordo com a coordenadora da Rede de Atenção Pssicosocial de Aracaju (Reap), Camille Arruda, o I Intercaps de Futsal de Sergipe é fruto da iniciativa dos trabalhadores dos Caps Aracaju, que realiza o torneio desde o ano de 2007. "A magnitude desse trabalho vivenciado por dois anos consecutivos repercutiu numa visibilidade que alcançou os Caps do interior do Estado. Esse 1º Intercaps de Futsal de Sergipe é resultado da ampliação dessa iniciativa que une usuários, comunidade, familiares e trabalhadores num momento de encontro e integração", destacou.

O objetivo do campeonato, segundo a integrante da equipe organizadora, Cássia Fernanda Cardoso, é levar as ações do Caps para além dos seus muros. "Tirar o usuário de dentro dos Caps, levar essa galera para a rua, promovendo a integração com a comunidade. O torneio é só um retrato do que acontece dentro desses centros, temos muitos outros serviços e ganhos no trabalho desenvolvido com os pacientes", pontuou ela, que é a professora de educação física do Caps Davi Capistrano.

Vinte equipes estão inscritas no campeonato. Todas elas são compostas por profissionais, familiares e usuários dos Centros de Atendimento Psicossocial (Caps) das redes estadual e municipal. A quadra do Ginásio Poliesportivo do Sesi, no Conjunto Marcos Freire I, estava lotada na abertura do evento. A animação entre os times, torcidas e comunidade presentes à solenidade era contagiante.

O I Intercaps de Futsal de Sergipe conta com o apoio organizacional do Centro de Convivência Ninho dos Beija-Flores, que leva aos usuários que recebem alta uma série de atividades ocupacionais, como oficinas de dança e teatro. Além desse apoio, o evento conta ainda com a participação da Secretarias Municipal e Estadual de Saúde. O torneio terá sua eliminatória final no próximo dia 27 de novembro.