Prefeito inaugura bicicletários e encerra Semana do Trânsito

Transporte e Trânsito
25/09/2009 19h54
Início > Noticias > 39331

O centro comercial de Aracaju, por onde passam diariamente milhares de pessoas, ganhou nesta sexta-feira, 25, seus dois primeiros bicicletários. Instalados nas praças Fausto Cardoso e General Valadão, os equipamentos foram entregues à população pelo prefeito Edvaldo Nogueira, durante a solenidade de encerramento da Semana Nacional do Trânsito. Agora, os ciclistas terão à disposição um lugar seguro para deixar suas bicicletas, o que vai incentivar o uso desse meio de transporte e contribuir para a melhoria do trânsito da cidade.

Os dois bicicletários, que têm juntos 40 vagas, seguem os padrões adotados mundialmente, sendo equipados com paraciclos duplos (barras de ferro onde as bicicletas ficam presas por correias), gradil de proteção e placas sinalizadoras. Segundo Edvaldo Nogueira, a entrega dos bicicletários foi mais uma ação da Prefeitura de Aracaju voltada à promoção da mobilidade urbana.

"Estamos buscando dotar Aracaju da estrutura necessária para que o cidadão possa optar pelos diferentes meios de transporte. Quem utiliza a bicicleta precisa ter ciclovias e bicicletários. Já quem prefere o carro, precisa de vias livres, asfaltadas e de fácil circulação. Da mesma forma, quem opta pelo ônibus tem que uma frota em bom estado, linhas funcionais, terminais estruturados. Temos empreendido vários esforços para garantir tudo isso e esses bicicletários que estão sendo entregues são apenas um entre os muitos resultados do nosso trabalho", ressaltou Edvaldo.

Para o advogado Tobias Basílio, que utiliza diariamente a bicicleta como meio de transporte, os bicicletários vão contribuir para que mais pessoas adotem essa prática. "O Centro é um lugar de grande circulação e muita gente não vem para cá de bicicleta porque não tem onde parar. Eu comprei uma bicicleta dobrável justamente para não ter esse problema, mas o custo dela é muito mais alto. Agora, todo mundo que tiver uma bicicleta vai poder utilizá-la quando vier para cá, sem ter que parar sem segurança e de forma improvisada nas calçadas", disse.

O ciclista também destacou os benefícios individuais e coletivos do uso da bicicleta. "É mais econômico, saudável, reduz a poluição, desafoga o tráfego e ainda favorece o contato com a cidade e com outras pessoas", lembrou. Pensando nisso, a Prefeitura de Aracaju pretende instalar paraciclos em outros pontos da cidade.

De acordo com o coordenador de ciclomobilidade da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), Fabrício Lacerda, o benefício será estendido a praças, praias e outros locais estratégicos. "A Prefeitura tem uma política muito efetiva de fomento do uso da bicicleta. Planejamos instalar paraciclos, que são eficientes e mais baratos que os bicicletários, nos calçadões do Centro, nas praias, praças e outros pontos da cidade", antecipou Fabrício.

Ações

Depois de inaugurar o bicicletário da General Valadão, Edvaldo Nogueira participou do show de encerramento da Semana do Trânsito. Ao lado dos artistas que se apresentaram no palco montado no local pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esporte (Funcaju), o prefeito anunciou algumas ações que vão melhorar a mobilidade urbana e otimizar a ocupação do espaço público.

Uma das obras citadas por ele foi a ampliação da malha cicloviária. "No início do próximo ano, vamos dar início à construção de mais 5,5 km de ciclovias, ligando a Atalaia à Baira Mar. Já temos proporcionalmente a maior malha do Brasil e vamos continuar sendo modelo para o país", destacou.

Edvaldo também lembrou que a rua Santa Rosa, no Centro, será transformada em calçadão, a pedido dos comerciantes e da população de forma geral. O investimento será de R$ 1,2 milhão. Ele anunciou ainda que a Prefeitura de Aracaju está em fase final de captação de recursos para uma série de intervenções urbanísticas, entre elas a revitalização da praça General Valadão e do antigo prédio da Alfândega, que será transformado na Casa da Cultura de Aracaju. O espaço terá salas de teatro, cinema, cybercafé e espaço para apresentações.

Balanço

Ao final da solenidade, o prefeito aproveitou para fazer um balanço das atividades da Semana Nacional do Trânsito promovidas pela Prefeitura de Aracaju. Edvaldo destacou as ações do Dia Mundial sem Carro, comemorado na última terça-feira, 22. "Infelizmente nesse dia não pude participar da extensa programação que preparamos porque tive que ir à Brasília. Mas fiquei muito feliz com a repercussão, realmente foi algo que marcou e ficou para a história", disse.

Segundo ele, a intenção foi justamente modificar o conceito de trânsito, hoje focado do carro, repensar a forma de ocupação urbana e promover a reflexão sobre que cidade os aracajuanos desejam construir. "Conseguimos alcançar o nosso objetivo", concluiu o prefeito.

Edvaldo destacou ainda a revitalização do Beco dos Cocos, local que ele visitou antes do encerramento da solenidade, e agradeceu a participação dos órgãos municipais, em especial a SMTT, a Emsurb e a Funcaju, e o apoio de parceiros da iniciativa privada e ONGs.

Para a presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Lucimara Passos, através de um esforço conjunto, foi possível fazer a população repensar seus hábitos. "Nessa Semana do Trânsito as pessoas foram estimuladas a refletir e modificar hábitos como o de não respeitar o pedestre e parar em fila dupla, por exemplo", concluiu.