A tradicional festa popular do Lambe Sujo e Caboclinhos, nascida na cidade de Laranjeiras, é o tema da próxima exposição fotográfica da Galeria de Arte Álvaro Santos (GAAS), mantida pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esporte da Prefeitura de Aracaju (Funcaju). A abertura acontece nesta quinta-feira, 1º de outubro, a partir das 20 horas. O público poderá conferir 20 fotografias feitas no ano de 2007 pela médica e fotógrafa Camile D'Ávila Levita.
As imagens serão acompanhadas de textos da professora Aglaé Fontes sobre Laranjeiras na época colonial. A festa do Lambe Sujo e dos Caboclinhos acontece todos os anos no segundo domingo do mês de outubro. A população resgata a história dos negros (Lambe Sujo) que fugiam do engenho, e dos índios (Caboclinhos) que eram contratados pelos senhores para capturar os fugitivos. As ruas do município tornam-se palco de uma grande encenação das históricas perseguições.
Segundo Camile, além de retratar o folclore sergipano e a história da época em que o estado foi colonizado, a exposição intitulada ‘DáIoiô', que é resultado de um projeto de pesquisa, pretende expor ao público detalhes e curiosidades da manifestação cultural que reproduz a luta travada há séculos.
A Galeria de Artes Álvaro Santos fica na Praça Olímpio Campos, s/n, no Centro da capital. O horário de funcionamento vai de segunda à sexta-feira das 8 às 18 horas, e nos sábados das 9 às 13 horas.