A terça-feira foi de saúde e diversão para idosos atendidos por nove Unidades de Saúde da Família (USFs) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Eles participaram de um evento promovido pela Atenção Básica no Parque Augusto Franco (Sementeira). A atividade, que contou com o apoio do Programa Academia da Cidade, faz parte da programação alusiva ao Dia Nacional do Idoso, comemorado em 1º de outubro.
Logo ao amanhecer, os idosos começaram a tomar o parque para participar de caminhadas, alongamento, ginástica e aulas de dança. A SMS ofereceu água e frutas e deixou a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Aracaju) de prontidão para qualquer eventualidade.
De acordo com o coordenador do Programa Academia da Cidade, Bráulio Alcântara, os exercícios físicos são importantes para a vida dos idosos principalmente por inúmeros motivos. "No aspecto físico, temos a diminuição da perda de massa muscular, a melhora do sistema cardiovascular e das articulações, além da queda dos índices de hipertensão e glicemia. Também temos benefícios de ordem sociológica e psicológica, como a elevação da autoestima e melhoria da imagem pessoal", ressalta.
Este é o terceiro ano consecutivo que as USFs da Atenção Básica de Aracaju se reúnem para celebrar a Semana do Idoso. Para a assistente social da USF Fernando Sampaio, Isabel Barreto, a programação marca a consolidação de um trabalho feito durante todo o ano. "Se você perguntar para qualquer um deles, vai ver a disposição e alegria com as atividades de promoção à saúde que nós oferecemos. Trabalhar com os idosos é muito gratificante, pois vemos o reconhecimento da parte deles", diz.
A senhora Célia Soares, de 66 anos, confirma as palavras da assistente social. "O trabalho feito pela unidade de saúde da SMS me deixa jovem, animada e muito mais disposta. Faço atividades físicas duas vezes por semana, vou para as oficinas de pintura, de canto e para todos os passeios. Só posso dizer que me sinto valorizada por tudo isso", afirma.
Na próxima quinta-feira, dia 1º, a Semana do Idoso prossegue com o III Encontro da Maturidade, que tem como tema ‘É preciso saber viver'. O evento acontece a partir das 9h, no Petroclube.