Uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) e a Universidade Federal de Sergipe (UFS) vai resultar no lançamento de uma cartilha sobre participação popular. O material está sendo produzido com o objetivo de incentivar a população, especialmente a comunidade estudantil, a colaborar com a gestão pública municipal.
Os detalhes da iniciativa foram discutidos na manhã desta terça-feira,29, durante reunião entre o secretário de Participação Popular, Rômulo Rodrigues, e o professor do Departamento de Geografia da UFS, Neilson Meneses. No encontro, foi lançada uma proposta inicial para elaboração da cartilha.
A idéia do professor Neilson é transmitir o conteúdo de forma didática. "A cartilha será trabalhada em instituições de ensino para esclarecer e educar os alunos através de diálogos, seminários e palestras", explicou Neilson Meneses, que também é membro do Observatório de Gestão Pública e Participativa (OGPP).
De acordo com Rômulo Rodrigues, os universitários poderiam ser mais atuantes junto ao poder público em relação à defesa de questões de interesse coletivo. "Os estudantes muitas vezes só se preocupam com o preço da passagem de ônibus, com a melhoria do restaurante universitário e outros assuntos acadêmicos. São poucos os que se preocupam com questões ligadas à sociedade", declarou Rômulo.
Ainda segundo o secretário, a participação popular é um instrumento de avanço que deveria ser melhor aproveitado pela população. "No próximo Fórum Social Mundial, pretendemos mostrar como o aracajuano está participando das decisões relativas às obras e serviços públicos", disse.