Documentário apoiado pela PMA será exibido nesta quinta no Curta-SE

Funcaju
01/10/2009 09h58
Início > Noticias > 39368

Teve início nesta terça-feira, 29, a 9ª edição do Festival Iberoamericano de Cinema de Sergipe, o Curta-SE 2009. Uma das produções que serão exibidas no evento é o documentário 'O Rei da Munganga', da cineasta Carolina Paiva. O filme, que tem o apoio da Prefeitura de Aracaju, retrata um pouco da história do cantor nordestino Genival Lacerda. Um dos momentos mais emocionantes do curta-metragem mostra o paraibano cantando para milhares de pessoas no Forró Caju, em 2006. A sessão única será nesta quinta-feita, 1º, às 20h, no auditório da Universidade Federal de Sergipe, campus de Laranjeiras.

Segundo Carolina, a ideia de homenagear Genival Lacerda surgiu depois que ela assistiu a um show do artista no Forró Caju. "Tudo começou em 2004, quando convidei o Genival para interpretar um coronel no meu filme de ficção 'Foliar Brasil', que foi rodado na Bahia, no Amazonas e em Sergipe. No ano seguinte [2005] eu voltei a Aracaju durante os festejos juninos e, pela primeira vez, assisti a um show do Genival. Eu vi que ele era um verdadeiro ícone da cultura nordestina, pela emoção do público", conta.

Fascinada pelo carisma do cantor, intérprete de sucessos como 'Severina Xique Xique', 'De quem é esse jegue?' e 'Radinho de Pilha', Carolina planejou o documentário e gravou belas imagens no Forró Caju 2006. Além da emocionante atuação do público, característica consolidada do evento, durante a apresentação Genival também canta pela última vez com a cantora Marinês, que faleceu em 2007.

Para Carolina Paiva, o apoio da Prefeitura de Aracaju foi fundamental para a realização do filme. "Acho importante frisar que tivemos o suporte do prefeito Edvaldo Nogueira desde o primeiro momento, no surgimento da ideia até sua concretização", diz a cineasta, que agora leva Genival aos festivais. "Ele nos acompanhou na estreia, há duas semanas, na Bahia, e ficou emocionado. Eu também fico, por poder homenagear em vida esse grande brasileiro", diz a diretora.

Sinopse

O documentário é uma viagem pelo Nordeste, na turnê de São João do cantor, e revela a simplicidade e alegria do povo brasileiro na arte e na vida do artista paraibano. Genival Lacerda se tornou um fenômeno popular ao ser descoberto pela TV nos anos 70 pelos programas de auditório de Silvio Santos e Chacrinha.

O 'Rei da Munganga' é o oitavo trabalho cinematográfico de Carolina Paiva, que já está trabalhando no seu mais novo filme, o longa-metragem 'Subúrbio', que será rodado no estado do Rio de Janeiro. Seu filme anterior, 'Foliar Brasil', participou de 12 festivais nacionais e internacionais e foi exibido em canais de televisão de diversos países.

Curta-SE

A nona edição do Festival Ibero-americano de Cinema de Sergipe, o Curta-SE 2009, acontece simultaneamente em Aracaju, Laranjeiras e Estância, de 29 de setembro a 3 de outubro. O evento conta com o apoio da Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esporte (Funcaju) e tem como objetivo proporcionar a democratização do acesso aos bens culturais, estimular a produção cinematográfica e audiovisual no estado, além de movimentar a economia da cultura local a cada ano.


Confira a programação:
www.curtase.org.br