Curta-SE movimenta a cultura e economia locais

Funcaju
01/10/2009 17h55
Início > Notícias > Curta-SE movimenta a cultura e economia locais

Até sábado, 3, Aracaju sediará, junto com Laranjeiras e Estância, a 9ª edição do Festival Ibero-Americano de Cinema de Sergipe (Curta-SE 2009). O evento conta com o apoio da Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esporte (Funcaju) e tem como objetivo proporcionar a democratização do acesso aos bens culturais, estimular a produção cinematográfica e audiovisual no estado, além de movimentar todos os anos a economia do setor de cultura, com a geração de empregos.

O presidente da Funcaju, Waldoilson Leite, avalia o Curta-SE como um festival consolidado e importante para o audiovisual em Sergipe. "Ações como essa ajudam a concretizar nossa política de audiovisual, a exemplo da criação do Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira (NPDOV), cujos alunos participam ativamente do festival. Sabemos da importância desse incentivo e, unindo esforços, vamos conseguir inserir Aracaju no cenário nacional em condições de igualdade com os principais centros produtores de material audiovisual. Estamos trabalhando para construir isso", informa.

A diretora executiva do Curta-SE, Rosângela Rocha, destaca o apoio da Prefeitura de Aracaju pelo incentivo à teledifusão e produção de filmes. "Isso é importante para inserir Sergipe no cenário nacional através das pessoas que vêm aqui, mas também proporciona que elas tenham contato com o realizador sergipano. Estes, por sua vez, tem contato com o realizador nacional e internacional e com todas as pessoas que vêm aqui com sua informação para trocar experiências", analisa Rosângela.

As mostras, workshops, oficinas e mesas-redondas foram iniciadas na terça-feira, 28, e tem reunido milhares de pessoas de todo o Brasil e de outros países. Em Aracaju, as exibições dos curtas e longas-metragens selecionados acontecem até a sexta, dia 2, sempre a partir das 19h, no Cinemark Jardins. No último dia, haverá a festa de premiação que encerrará o evento.   A troca de alimentos não-perecíveis por ingressos pode ser feita  no lounge do Curta-SE, no próprio shopping Jardins.

 A produção de longa-metragem que for escolhida pelo voto popular como a melhor desta edição será premiada com R$ 10 mil. Ao longo dos cinco dias de festival, serão exibidos mais de 100 filmes. A programação também inclui workshops, oficinas, mesas redondas e Mostra Mix SE. A programação completa está disponível no site do Curta-SE 9.

Genival Lacerda e o Forró Caju

Entre as produções a serem exibidas no Curta-SE 9, está o documentário 'O Rei da Munganga', da cineasta Carolina Paiva, que também é apoiado pela Prefeitura de Aracaju. O filme retrata um pouco da história do cantor popular Genival Lacerda e um dos momentos mais eletrizantes mostra o paraibano cantando para dezenas de milhares de pessoas no Forró Caju, em Aracaju, em 2006. A sessão única será nesta quinta-feita, 1º, às 20h, no auditório da Universidade Federal de Sergipe, campus de Laranjeiras.

Confira a programação no site do festival: http://www.curtase.org.br