Prefeitura reforma terminais de ônibus

Transporte e Trânsito
02/10/2009 14h25
Início > Notícias > Prefeitura reforma terminais de ônibus

Desde junho deste ano, a Prefeitura de Aracaju está realizando a primeira etapa da reforma dos terminais de ônibus da cidade, com o objetivo de melhorar as condições de acessibilidade. Nessa fase inicial, as equipes trabalham na reforma dos banheiros públicos, adaptando a estrutura para melhorar o acesso aos portadores de deficiência física e visual. Para isso, estão sendo implantadas rampas, barras de apoio, piso tátil e portas com maior abertura. O investimento nesta etapa é de R$ 130 mil.

O projeto contempla os terminais do D.I.A, Maracaju, Fernando Sávio (Centro), Mercado e da avenida Rio Branco. Esses três últimos tiveram as obras concluídas no último mês de setembro. "A previsão é que as obras no terminal do D.I.A, que começaram esta semana, sejam finalizadas no início de novembro. Já no terminal da Maracaju, a reforma vai começar após o término dos trabalhos no D.I.A e deve ser concluída em no máximo um mês", afirma o chefe de núcleo do departamento de Planejamento e Sistemas da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), Júlio Santana.

As obras da primeira etapa devem estar prontas em dezembro, em todos os terminais. As duas próximas fases da reforma compreendem o projeto de comunicação visual - que incluirá a colocação de placas com informações sobre linhas e itinerários, inclusive em braile - e o projeto estrutural - destinado a reparos e manutenção das coberturas, entre outros itens. Os projetos das duas etapas finais serão licitados antes de ser iniciados.  

Programa de reforma

As reformas nos terminais de integração da cidade fazem parte de um programa amplo da SMTT, que prevê outros benefícios. Entre as melhorias planejadas estão a ampliação dos terminais do mercado e do D.I.A, onde o fluxo de ônibus e passageiros é maior. A intenção é garantir conforto e segurança aos usuários do sistema de transporte coletivo.