Edvaldo entrega praça à comunidade do Santos Dumont

Infraestrutura
04/10/2009 11h50
Início > Notícias > Edvaldo entrega praça à comunidade do Santos Dumont

O final da tarde do último sábado, dia 3, foi de alegria para a população do bairro Santos Dumont. Em solenidade marcada pela participação de comunidade local, o prefeito Edvaldo Nogueira entregou a reurbanização da Praça Ulysses Guimarães, a principal área de lazer da área. O investimento na obra foi de R$ 479.693,77.

Com quase 6.500 m², a praça conta agora com parque infantil, pista para caminhada com 2 km de extensão, aparelhos de ginástica, estacionamento, bancos, lixeiras, pergolado, áreas verdes, 12 rampas de acesso para cadeirantes, piso tátil para facilitar a circulação de deficientes visuais, além de quadra poliesportiva com piso de alta resistência, alambrado, cobertura e arquibancadas.

A revitalização da praça Ulysses Guimarães incluiu ainda a implantação de 2.166,64 m² de área verde, incluindo o plantio de 30 árvores. O espaço também ganhou moderna iluminação, com 16 postes de quatro pétalas e fiação subterrânea.

Antes mesmo do início da cerimônia de inauguração, as crianças já se divertiam no espaço com suas bicicletas, patins e bolas, enquanto os mais velhos aproveitavam para colocar o papo em dia nos bancos. O descerramento da placa foi realizado pelo líder comunitário Fábio Ferreira e pelo prefeito Edvaldo Nogueira, com bênção do padre Moisés, da Paróquia São Francisco de Assis.

O prefeito solicitou que a população local zele pelo espaço público. "Peço à comunidade que cuide da praça para que ela dure mais tempo", disse. O pedido foi reforçado pelo presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Paulo Costa. "Esperamos que a população zele pela praça, porque o dinheiro investido no local é dos moradores que pagam seus impostos", lembrou.

O prefeito lembrou ainda do político que dá nome à praça, que lutou contra a ditadura militar e em defesa da redemocratização, tendo falecido em um acidente aéreo de helicóptero em 1992. "Um político tão importante não poderia ter uma praça tão estragada. Por isso investimos na quadra com arquibancada, iluminação para evitar atos de vandalismo, parque infantil e muito verde. Estou muito feliz com as melhorias no bairro", destacou Edvaldo.

O deputado federal Jackson Barreto, que compareceu à inauguração, ressaltou o aproveitamento do espaço, antes degradado e sem uso. "A Prefeitura de Aracaju está de parabéns pela obra e por oferecer mais um presente à população", disse.

Satisfação

Quem aproveitou para conhecer a nova área de lazer do bairro foi o morador Zenito Xavier Vieira, que tem duas filhas, uma de 4 anos e outra de 3. "Eu achei bom, porque é um local para as crianças se divertirem. Antes elas ficavam em casa trancadas aos domingos e agora terão onde brincar", comemorou.

A dona de casa Luiza Feitosa, que mora no local há 20 anos, também compareceu a inauguração e relembrou como era o local antes da obra da Prefeitura de Aracaju. "Quando eu mudei para cá, isso aqui era um sítio, depois fizeram a praça, que ao longo do tempo passou por algumas reformas, mas nenhuma com essa qualidade. A prefeitura está de parabéns. A praça está linda, coisa de primeiro mundo!", enfatizou.

O garoto Fernando Luiz de Souza Lopes, de 5 anos, já se divertia na gangorra com os amigos. "Esse é o lugar mais legal do bairro e dá para todo mundo se divertir. Já experimentei todos os brinquedos. Vou pedir a minha mãe para me trazer todos os dias, porque moro aqui pertinho e é melhor ficar na praça que assistindo televisão", disse animado.

Natanael Rodrigues de Souza, de 12 anos, aluno do ensino fundamental da Emef Olga Benário não perdeu a oportunidade de brincar no parque infantil. "Aqui está muito melhor que antes. Tinha poucas opções porque as pessoas quebravam os brinquedos, mas tomara que agora fique tudo assim, bem lindo", observou.

Parceria

O padre Móises comunicou ao prefeito que os comerciantes locais têm interesse na preservação da praça. "Aqui é um cartão postal da nossa cidade e os comerciantes dessa área acharam por bem se unir para manter o espaço sempre bem cuidado", informou, representando a comunidade.

Segundo ele o cuidado será permanente. "Com as festas que forem surgindo, vamos solicitar que não destruam o que foi construído. Precisamos conservar essa praça, que ficou tão bonita e que trará tantos benefícios a nossa comunidade", expôs.

Programa de revitalização

A recuperação da Praça Ulysses Guimarães está inserida no Programa de Construção e Revitalização de Praças, executado pela Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb). Em dois anos, a Prefeitura de Aracaju ergueu e urbanizou 23 praças, e outras estão em andamento.

O programa foi idealizado a partir da constatação do poder transformador de alguns projetos considerados de baixo custo, capazes de harmonizar e melhorar a paisagem dos bairros, elevar a auto-estima das comunidades, promover a integração dos moradores e incentivar o lazer e a prática esportiva. 

Presenças

Participaram da inauguração os secretários municipais de Governo, Karla Trindade; de Gabinete, Bosco Rolemberg; de Comunicação, Marcos Cardoso; de Participação Popular, Rômulo Rodrigues; além da presidente da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Sergipe (Ademi), Danusa Silva; do presidente do PC do B, Halisson Sousa; e dos vereadores Emanuel Nascimento, Valdir Santos e Fabio Mitidieri.