Comissão de fiscalização apreende ônibus irregulares

Transporte e Trânsito
07/10/2009 13h44

Criada através de decreto assinado pelo prefeito Edvaldo Nogueira no dia 18 de setembro, a comissão municipal responsável por fiscalizar as condições de segurança, conforto e conservação dos veículos que compõem a frota do sistema de transporte coletivo já está atuando na capital. Durante vistoria realizada nesta quarta-feira, 7, o grupo identificou irregularidades e retirou de circulação cinco ônibus.

Todos apresentaram problemas de segurança. "Em um dos veículos apreendidos, 39 itens de segurança foram reprovados", observou o supervisor Haroldo Cardoso, que integra a comissão. As principais irregularidades encontradas foram bancos e revestimento interno soltos, freios sem revisão, pneus carecas, iluminação precária, excesso de ruído e falta de asseio.

Segundo o superintendente municipal de Transporte e Trânsito de Aracaju, Antônio Samarone, as fiscalizações vão continuar. "Os ônibus que não oferecerem segurança serão retirados de circulação e ficarão apreendidos no pátio da SMTT. A comissão está atenta, mas a população também pode ajudar. Qualquer problema deve ser informado a nossa ouvidoria através do telefone 3238-4646", lembra Samarone.

Ônibus novos

Além de apreender ônibus mal conservados, a Prefeitura de Aracaju também está empenhada em garantir a renovação da frota com a compra de veículos novos. Para isso, o município tem cobrado providências dos empresários do setor de transportes. O esforço conjunto resultou na entrega de 62 ônibus novos em apenas seis meses. Até o final do ano, mais 38 veículos serão integrados à frota, que conta hoje com 515 ônibus distribuídos em 92 linhas.