Criado há quase três anos, o Projeto Acesso oferece à população oficinas de teatro e técnicas circenses. A cada semestre são ofertadas 80 vagas por turma. Para participar, os interessados pagam uma taxa simbólica de R$ 10 no ato da inscrição. As atividades acontecem na Casa Rua da Cultura, espaço mantido pelo Ministério da Cultura, em parceria com a Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes (Funcaju).
Segundo uma das coordenadoras do projeto, Cláudia Maíra Felix, um dos objetivos do programa é difundir as artes cênicas e circenses, atingindo um público diversificado, de faixas etárias variadas. "A maioria de nossos alunos são oriundos de escolas públicas, pessoas que muitas vezes não têm condições de pagar um curso de teatro", explica.
Segundo ela, alunos de outros estados procuram a Casa Rua da Cultura para participar do projeto. "Tem uma aluna que veio de Salvador para estudar aqui. Ela disse que na Bahia os custos de uma oficina de teatro são muito elevados", revela.
Nas oficinas de teatro os alunos aprendem técnicas vocais, expressão corporal, improvisação, além de leituras dramáticas. As aulas de técnicas circenses incluem acrobacia de solo, tecido acrobático e trapézio.
O universitário Dércio Cardoso Reis, 27, que participa do projeto há dois meses, conta que se inscreveu na oficina de teatro para perder a timidez. "Estou me formando para ser professor, mas tenho muita vergonha de falar em público. As técnicas que estou aprendendo no curso já estão me ajudando muito", comemora.
A Casa Rua da Cultura está localizada na Praça Camerino, 210, Centro de Aracaju. O espaço fica aberto de segunda à sexta, das 13 às 21 horas. Os telefones para contato são (79) 3042-2246 e (79) 8822-2777.