Colegiado vai ampliar discussões sobre saúde pública

Saúde
07/10/2009 15h41

Com vistas à ampliação das discussões sobre saúde pública e à constante melhoria dos serviços oferecidos à população, foi implantado nesta quarta-feira, 7, o Colegiado Interfederativo Regional (CIR), formado por representantes de Aracaju e mais sete municípios sergipanos. A reunião de implantação aconteceu no Centro de Educação Permanente em Saúde (CEPS) e contou com a presença do secretário municipal de Saúde, Marcos Ramos, também coordenador do colegiado.

Além da capital sergipana, fazem parte do CIR os municípios de Barra dos Coqueiros, Laranjeiras, Itaporanga D'Ajuda, Divina Pastora, Riachuelo, Santa Rosa de Lima e São Cristóvão. A partir de agora, serão realizadas reuniões ordinárias para discutir questões ligadas à saúde específicas das cidades que integram o colegiado.

O CIR está vinculado ao Colegiado Interfederativo Estadual (CIE) e constitui um fórum de debate e pactuação para tratar de diversos  assuntos, a exemplo da integração e operacionalização dos serviços. "Tudo isso visa ao cidadão que acessa o Sistema Único de Saúde,. Queremos criar para ele cada vez mais oportunidades e garantir um bom atendimento", destaca Marcos Ramos.

Cabe ao colegiado discutir as necessidades de saúde da região e propor ao CIE as alterações e repactuações necessárias para que o acesso do usuário ao SUS seja garantido. A composição conta com um representante indicado pelo secretário de Estado da Saúde, e os secretários de cada município que compõe a região.

De acordo com a diretora de gestão da Secretaria de Estado da Saúde, Tina Cabral, encerra-se hoje o ciclo de implantação dos CIR's pelo estado de Sergipe. "No total, são sete colegiados. É importante enfatizar que todas as deliberações são tomadas de maneira consensual, valorizando o diálogo e o estabelecimento de pactos, consolidando cada mais o SUS no nosso estado", comenta.