Na noite dessa quarta-feira, 7, o prefeito Edvaldo Nogueira inaugurou duas obras solicitadas pela população: a revitalização da praça Professora Luzia Alves de Oliveira e a recuperação da Praça Genaro Plech, ambas no bairro Luzia.
A primeira fica na rua Jornalista Evandro Barros e leva o nome de uma das primeiras moradoras da área. Já a segunda fica ao lado da avenida Nestor Sampaio e necessitava de reparos, já que muitos equipamentos estavam deteriorados.
Durante a solenidade de entrega das praças, o prefeito disse estar feliz por conseguir continuar melhorando a qualidade de vida da população da cidade. "Em 2 anos e 9 meses, 47 praças foram entregues em Aracaju. Sinto orgulho em saber que nossa capital fica a cada dia mais organizada", ressaltou Edvaldo.
O pintor industrial e proprietário de um bar nos arredores da praça Luzia de Oliveira, Antônio Carlos de Jesus, disse estar satisfeito e animado com a revitalização do espaço público. "Toda essa benfeitoria é bem vinda e a comunidade agradece", disse.
Na opinião do aposentado Demitério Nunes, a reurbanização das praças eleva a autoestima da comunidade. "Não tem coisa melhor do que um reforma como essa, que garante lazer para as crianças e para os mais velhos também", comemorou.
Para a presidente do Conselho Local de Saúde do bairro Luzia, Maria Barros, a ação confirma o compromisso da administração municipal com o bem estar da população. "Muita coisa tem avançado. A praça Genaro Plech era um areal, amarravam até animais nessa área. Hoje a praça é utilizada para o lazer, e as árvores não foram cortadas", elogiou.
Praça Professora Luzia Alves de Oliveira
Com 516 m², a praça recebeu investimentos da ordem de R$ 34 mil, ganhando piso tátil, rampas de acesso, parque infantil e bancos para melhor acomodar os frequentadores. Segundo o presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Paulo Costa, para a praça ser concluída, foram necessários dois meses de trabalho intenso.
Para a sobrinha de Luzia Alves de Oliveira, a assistente social e funcionária pública municipal Yolanda de Oliveira Santos, a homenagem à tia é merecida e alegra toda a família. "Ela ajudou muito as pessoas daqui. Para a comunidade e para minha família foi muito significativa essa homenagem", afirmou.
Praça Genaro Plech
A Emurb investiu R$ 20 mil na recuperação de bancos, calçada, instalação de alambrado e traves na quadra, realização de pintura da área e plantio de grama, em parceria com a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb).
A praça homenageia um grande pianista e maestro sergipano, que em 28 de novembro de 1945 fundou o Conservatório de Música de Sergipe, à época Instituto de Música e Canto Orfeônico de Sergipe.
Presenças
Também participaram da solenidade, o vice-prefeito, Silvio Santos; os secretários municipais Antônio Samarone (Transporte e Trânsito), Lucivanda Nunes (Controle Interno), Bosco Rolemberg (Chefia de Gabinete), Waldoílson Leite (Cultura, Turismo e Esporte), Marcos Ramos (Saúde), Karla Trindade (Governo), Luiz Carlos Oliveira (procurador do Município), Marcos Cardoso (Comunicação), Carlos Magno (Trabalho e Renda), Daniel Fortes (Administração), Lucimara Passos (Serviços Urbanos) e Rômulo Rodrigues (Participação Popular).
Ainda estiveram presentes o secretário de Estado de Infraestrutura, Valmor Barbosa (representando o governador Marcelo Déda); o secretário de Estado da Casa Civil, Oliveira Júnior; o presidente da Associação de Moradores do Luzia, Antônio Nilton; o presidente regional do PC do B, Halisson Souza; a presidente da Ademi, Danusa Silva; e os vereadores Emanuel Nascimento, Dr. Gonzaga e Rosângela Santana.