Para estimular a responsabilidade social da iniciativa privada junto ao município, a Prefeitura de Aracaju incentiva a adoção de praças, canteiros e logradouros, prevista na lei municipal nº 2.140, de 1994. Os adotantes têm a permissão de utilizar o espaço para publicidade, mas se responsabilizam pela manutenção completa do local.
De acordo com a assessora técnica da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Célia Bastos, a classe empresarial tem percebido a importância social da ação. "O Termo de Adoção, assinado entre a Prefeitura e a empresa, prevê uma contrapartida em que a Prefeitura concede o direito de explorar a publicidade no local adotado", destacou.
Aracaju possui cerca de 25 espaços públicos adotados por empresas privadas. Segundo Célia, a procura maior é na Zona Sul, devido ao grande fluxo de transeuntes, seja de pedestres ou veículos. Embora as iniciativas se concentrem em um ponto da cidade, os benefícios se estendem aos demais moradores.
"Com a responsabilidade da empresa tutora em áreas da Zona Sul, a Prefeitura tem como investir mais na Zona Norte, que registra maior carência nesse sentido", conclui Célia, lembrando que todos os serviços, como limpeza e irrigação, ficam sob os cuidados do adotante.
Qualquer empresa interessada em adotar um logradouro, praça ou canteiro, pode procurar mais informações na Assessoria Técnica (Astec) da Emsurb, que fica no Parque Augusto Franco (Sementeira). Tel: (79) 3179-7001.