A Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e da Defesa Civil Municipal, participou na manhã desta quinta-feira, 8, do projeto 'Reutilize Alegria', desenvolvido pelo Governo de Sergipe em comemoração ao Dia das Crianças. O objetivo da iniciativa é despertar nos jovens a preocupação com o meio ambiente e mudar hábitos a partir de ações educativas e de uma campanha de arrecadação de brinquedos novos e usados, a serem entregues a crianças de baixa renda.
Idealizadas pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), as atividades aconteceram no Parque José Rollemberg Leite (Parque da Cidade) e incluíram o plantio de mudas de árvores. "O nosso apoio foi tanto social quanto ambiental. A Prefeitura fez questão de inserir o Parque da Cidade no projeto Plantando Cidadania [plano de arborização de Aracaju], justamente para contribuir para a preservação da Mata Atlântica", destacou a presidente da Emsurb, Lucimara Passos.
Segundo o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Márcio Macedo, a parceria é importante. "Todos os órgãos presentes estão diretamente envolvidos com a preservação do meio ambiente e trabalham para melhorar o mundo em que vivemos", comentou o secretário.
Os participantes do projeto recolheram brinquedos novos e usados. A idéia é fazer com que mais pessoas sigam os 5R's: o Repensar hábitos e atitudes, adotando uma prática de consumo sustentável; o Recusar produtos que agridem a saúde e o meio ambiente; o Reutilizar o produto, aumentando sua vida útil; o Reduzir o desperdício, o descarte, o lixo, consumindo apenas o necessário; e o Reciclar, transformando materiais em novos produtos.
Desde o dia 22 de setembro, a Emsurb arrecada brinquedos. "Fizemos uma campanha com nossos funcionários. Encaminhamos e-mails, afixamos avisos nos murais e hoje entregamos os brinquedos arrecadados", disse o gerente Administrativo da Emsurb, Laelson Almeida, que coordenou o plantio. Os brinquedos serão encaminhados para crianças das comunidades em torno da Área de Proteção Ambiental (APA) do Morro do Urubu.