A equipe do Programa DST/Aids da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) participou do II Seminário para Multiplicadores de Prevenção ao HIV/Aids nas empresas. O evento ocorreu na manhã desta quinta-feira, 8, no auditório do Sest/Senat e marcou o início dos trabalhos do Conselho Empresarial de Prevenção ao HIV/Aids em Sergipe (CEESE).
Na ocasião, representantes de empresas sergipanas de vários setores puderam ampliar o conhecimento sobre doenças sexualmente transmissíveis, através de palestra proferida pelo coordenador do Programa Municipal de DST/Aids, Eudes Barroso. Foram mostrados os diversos serviços de prevenção, diagnóstico e tratamento oferecidos de forma gratuita pelo SUS em Aracaju.
De acordo com o técnico do Programa Municipal de DST/Aids, Andrey Lemos, o objetivo é ampliar o acesso dos trabalhadores aos serviços de prevenção. "É necessário que se formem multiplicadores dentro das empresas para que cada uma delas possa levar para seu quadro de colaboradores essas noções preventivas", destacou Andrey.
Segundo a assistente social e representante transportadora Rodoviário Ramos, Fernanda Franca, os conhecimentos adquiridos serão passados para todos os funcionários da empresa. "Eu fico muito entusiasmada com essa interação, pois é o momento de realizar os devidos encaixes, acertos, e, sobretudo, traçar estratégias para prevenir essas doenças. Unir forças é a proposta", disse.
CEESE
Desde o ano de 2006, o CEESE atua em diversas empresas de Sergipe, conscientizando sobre a necessidade de adotar políticas preventivas às DST/Aids no ambiente de trabalho. Os programas municipal e estadual uniram-se a essa iniciativa para consolidar as ações da instituição na luta contra Aids.