Prefeitura leva urgência pediátrica para a Zona Sul

Saúde
13/10/2009 09h28
Início > Noticias > 39455

Para melhorar o atendimento às crianças que necessitam da rede pública de saúde, a Prefeitura de Aracaju está transferindo a urgência pediátrica do hospital municipal da Zona Norte (Nestor Piva) para o hospital da Zona Sul (Fernando Franco). A medida irá suprir a necessidade do serviço na região Sul da cidade, que ainda não dispõe de pediatria, enquanto a região Norte atualmente possui três unidades que atendem a crianças.

Após um período de reformas, o Hospital Fernando Franco foi adaptado e já se encontra em condições de receber a pediatria - o que deve acontecer ainda este mês. Segundo a coordenadora da Rede de Urgência e Emergência da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Elaine Bittencourt, a nova ala não irá congestionar o hospital. "À direita de quem entra no Hospital da Zona Sul, será toda a ala infantil (internamento e pronto-socorro), não havendo cruzamento de fluxo com os demais pacientes", explica.

Entre os benefícios trazidos pela novidade está a integração da urgência com a enfermaria pediátrica do município, que passarão a funcionar na mesma unidade. "As crianças eram atendidas no Nestor Piva e as que tinham indicação de internamento eram transferidas para o Fernando Franco. Agora não vão precisar mais, pois já estarão no mesmo ambiente", destaca Elaine.

"Neste momento, a região Sul precisava de uma ‘porta de entrada' para atender à população de sua localidade, uma vez que na região Norte, além do Nestor Piva, já tem urgência pediátrica no Hospital Santa Isabel e na Maternidade Ildete Falcão", explica a coordenadora. Segundo ela, a urgência pediátrica da Prefeitura de Aracaju possui sempre três médicos por turno e atende a uma média de 76 crianças diariamente.

Elaine Bittencourt ressalta ainda que a suspensão do serviço pediátrico no Nestor Piva é temporária. "Haverá uma revisão da situação em um período de seis meses. A idéia não é deixar de ter a pediatria no Nestor Piva, é que nesse momento devemos atender à população da região Sul", esclarece a coordenadora.

Aceitação

Logo que seu filho começou tossir e apresentar sintomas como febre e garganta inflamada, a comerciante Girlene dos Santos Melo, 36, moradora do bairro Farolândia, procurou atendimento no hospital Fernando Franco. Ao chegar à recepção, foi orientada a se deslocar até o hospital Nestor Piva, já que não há pediatras na unidade. "Vim aqui sem saber que devia ir no outro hospital. Quando trouxerem para cá será muito bom mesmo. Vai ficar mais perto", comentou Girlene, ao saber da novidade que está por vir.

Assim como ela, a dona de casa Alaíde da Silva Lima, 37, também vê com bons olhos a chegada da urgência pediátrica. "O atendimento aqui já é bom, as pessoas são atenciosas, e com isso vai ficar ainda melhor", disse Alaíde, enquanto fazia companhia a sua filha na enfermaria pediátrica.