Na próxima sexta-feira, dia 16, comemora-se o ‘Dia Mundial da Alimentação'. A programação alusiva à data teve início nessa terça-feira, com uma série de eventos organizados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura de Aracaju. Este ano, o foco da campanha é a prevenção de doenças transmitidas pelos alimentos. Idealizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o dia é celebrado desde 1981 e a cada ano é escolhido um tema central.
Durante todo o dia de ontem, funcionários da Coordenação de Vigilância Sanitária de Aracaju (Covisa) entregaram panfletos informativos preparados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Pela manhã, a ação ocorreu nos mercados centrais, e à tarde, a panfletagem aconteceu na feirinha do Batistão, no bairro São José.
O material distribuído à população traz cinco recomendações para uma alimentação segura. "Os panfletos foram entregues aos feirantes e consumidores para que todos fiquem atentos às formas mais adequadas de conservação, manuseio e preparo dos alimentos. Desse modo, pode-se evitar a transmissão de diversas doenças", afirma a coordenadora da Covisa, Ana Angélica Ribeiro.
A entrega do material impresso volta a acontecer na próxima quinta-feira, dia 15, em supermercados da capital, e no último dia do evento, na Orla de Atalaia. No dia 16, além da panfletagem, toda a equipe da Covisa participará de atividades de mobilização da população no calçadão da João Pessoa e nos shoppings. A semana da alimentação contará ainda com palestras em escolas estaduais e municipais.
Dia Mundial da Alimentação
O Dia Mundial da Alimentação é celebrado no dia 16 de outubro de cada ano para comemorar a criação, em 1945, da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO). O objetivo é conscientizar as pessoas sobre a difícil situação que enfrentam aqueles que passam fome e estão desnutridos, e promover em todo o mundo a participação da população na luta contra a fome.
Todos os anos, mais de 150 países celebram a data. Nos Estados Unidos, 450 organizações voluntárias nacionais e privadas patrocinam o Dia Mundial da Alimentação e em quase todas as comunidades existem grupos locais que participam ativamente.