Os operários ainda estão dando os retoques finais na grama e instalando os últimos equipamentos na recém construída praça Luiz Cunha, no bairro Jardins, mas a população já aprova o investimento feito pela Prefeitura de Aracaju. A criação de um espaço para interação social e a prática esportiva é positiva para cidadãos de todas as idades. Enquanto os adultos passeiam, conversam ou descansam, as crianças curtem o novo parquinho e brincam à vontade.
Até a construção da praça a comunidade não tinha um espaço público adequado para o lazer, como afirma a babá Érica Figueiredo, 23 anos, que trabalha no bairro há um ano. "Essa área toda tinha muito mato e fazia até medo passar aqui, pois ela era isolada e abandonada. Hoje todo mundo desce do prédio com as crianças para elas brincarem", conta. "Os brinquedos são ótimos e tem também uma cerca bonita que evita que os pequeninos corram para a rua", acrescenta.
Os bancos instalados também agradam os jovens, especialmente os casais. O técnico em informática Rodrigo Carvalho, 30, e a estudante Liusenay Carla, 21, passearam pela primeira vez na praça e já gostaram da tranquilidade do novo espaço. "Está bem legal aqui com a passarela, as áreas verdes e os equipamentos de ginástica. Dá pra ver que tudo foi bem feito e deverá ser ainda melhor quando estiver pronta totalmente", avalia Rodrigo.
Para a diarista Cristina Santos, 45, agora é mais seguro e confortável caminhar até o ponto onde ela espera o ônibus. "Depois de um dia de trabalho é muito bom ter um local coberto e com assento para aguardar o transporte escondida do sol. Não só eu, como outros trabalhadores e muitos estudantes de escolas próximas comentam que adoraram a novidade. Além disso, a iluminação à noite vai deixar a praça bonita e afastará bandidos", acredita Cristina.
Projeto
Iniciada no mês de março, a praça possui uma área de 3.292 m² e conta com estacionamento para 18 veículos, parque infantil, equipamentos de ginástica, pergolado com mesas e bancos para jogos, além de iluminação pública com postes de quatro pétalas, rampas de acessibilidade e um ponto de ônibus. A nova praça fica entre a rua Construtor Cunha e a avenida Ministro Geraldo Barreto Sobral, no bairro Jardins.
A construção foi executada pela Empresa Municipal de Obras e Urbanismo (Emurb), através do projeto elaborado pelas arquitetas Ananda Melo e Angélica Rocha. "O investimento atende solicitações dos moradores e intervém urbanisticamente visando proporcionar um espaço de lazer e prática esportiva. O projeto foi elaborado para garantir conforto e segurança", afirma Angélica.
A arquiteta ainda reforça que, com a estrutura totalmente adaptada para deficientes físicos e visuais, a nova praça deverá oferecer conforto e bem-estar imprescindíveis a um bom espaço de lazer, em uma das áreas mais urbanizadas da capital. "A criação de áreas voltadas à inclusão social é uma das grandes metas da Prefeitura. Construímos rampas de acesso para deficientes físicos em diversos pontos da praça e instalamos piso tátil ao redor dela", destaca.