Apresentações culturais e oficinas artístico-pedagógicas coordenadas pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) foram destaques na programação do ‘Dia de Todas as Crianças'. O evento, promovido pelo Governo de Sergipe e pela Prefeitura de Aracaju, foi realizado nessa segunda-feira, 12, das 9h às 18h, na Orla de Atalaia. A festa teve início com o desfile das bandas marciais da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Laonte Gama da Silva, do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar de Sergipe e dos alunos inseridos no programa Segundo Tempo.
Os meninos e meninas que compareceram ao estande do projeto Laborarte (Laboratório de Artes) se divertiram durante a confecção de painéis e de animais tridimensionais utilizando materiais recicláveis. De acordo com a coordenadora do projeto, Helenízia Cardoso, as oficinas são ministradas na escola Rotary Dr. Wilson Rocha, localizada no bairro Siqueira Campos, e destinadas aos alunos da rede municipal de ensino no contra-turno escolar.
"As atividades foram dinamizadas por seis educadores do projeto que atenderam, na Orla de Atalaia, cerca de 150 crianças com faixa etária de 7 a 13 anos, desenvolvendo a coordenação motora e a percepção espacial de cada uma delas. Os resultados foram percebidos a partir da análise dos materiais produzidos", declarou Helenízia Cardoso.
Ao manusear garrafas pet e outros materiais, como emborrachados e cola, o estudante Alan Aniz Santos, 6 anos, conseguiu confeccionar uma galinha. Segundo ele, o objeto será utilizado na decoração do seu quarto como recipiente para lápis, canetas e borrachas. "Aprendi e me diverti ao mesmo tempo. Agora posso até fazer outros bichinhos com garrafas pet", afirmou o garoto.
Escola Aberta
Grande parte do público que prestigiou o ‘Dia de Todas as Crianças' também se divertiu com as oficinas do Programa Escola Aberta, que tem oferecido a estudantes da rede pública e as suas comunidades espaços alternativos para o desenvolvimento de atividades de cultura, esporte, lazer, geração de renda e reforço escolar. Tudo isso através de oficinas realizadas nos finais de semana dentro das próprias escolas, que acabam por se tornar espaços visitados por muitas pessoas.
Pais da estudante Ana Gabriela, 5 anos, os jovens Luciano Gonçalves e Ana Paula Oliveira seguiram criteriosamente o passo-a-passo que os tornaria aptos a montar pipas e cestas com palitos de picolés. "Presenteamos nossa filha com essa programação, que valeu por todos os presentes que ela poderia ter ganhado. É interessante que os pais acompanhem seus filhos em momentos de lazer e aprendizagem para que amadureçam de forma saudável", ressaltou Ana Paula Oliveira.
Apresentações
Lonas de circo foram substituídas por palcos para as apresentações musicais e dançantes realizadas pelos alunos de diversas escolas municipais, entre elas as de Ensino Fundamental Profº Florentino Menezes e Manoel Bomfim. O oficineiro Fabrício dos Santos, que coordena o grupo de capoeira, violão e maculelê ecológico da Emef Laonte Gama da Silva, esteve à frente de um grupo de 30 estudantes que motivou a platéia pela criatividade e sincronia dos movimentos.
"Todos os anos temos a oportunidade de estar em meio a centenas de crianças e adolescentes para divulgar a importância da capoeira, do maculelê mostrado com garrafas pet em vez de bastões e da música, tidos como instrumentos educativos. O resultado disso é a adesão cada vez maior de alunos e a aceitação dos pais", explicou o oficineiro.
A programação do ‘Dia de Todas as Crianças' também contou com a participação dos ‘Irmãos Brothers' e da ‘Turma do Chaves', que reuniram mais de 5.000 meninos e meninas acompanhados pelos pais na Praça de Eventos da Orla de Atalaia, onde foi montado o palco principal.