Esta semana, os jovens Cleberton da Conceição dos Santos e Franklin Filipe Conceição Santos, ambos de 17 anos e moradores do bairro Soledade, estarão juntos em Brasília para viver uma experiência inesquecível. Os dois foram selecionados para participar do Seminário do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), que acontece de 14 a 17 de outubro. Eles embarcaram nesta quarta-feira, 14, acompanhados por um representante do Conselho Estadual da Criança e do Adolescente. Os garotos têm se mostrado atuantes e engajados nas questões sociais ligadas aos jovens da comunidade em que vivem, através de participações em eventos promovidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc).
Inscritos no Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem), idealizado pelo Governo Federal e desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) em escolas e Centros de Referência da Assistência Social (Cras) vinculados à Semasc, Cleberton e Franklin se destacaram na Pré-Conferência da Criança e do Adolescente, realizada no início de julho de 2009, em Aracaju. Também tiveram êxito na Conferência Municipal, no final do mês de julho, onde foram eleitos delegados para representar Sergipe na Conferência Estadual, que vai acontecer de 19 a 21 de outubro.
De acordo com a coordenadora do Cras do bairro Soledade, Iraci Mendonça, o seminário em Brasília é uma espécie de preparação para a Conferência Nacional da Criança e do Adolescente, prevista para acontecer em dezembro de 2009. "A Conferência Nacional vai contribuir para a construção da política nacional, preparando os jovens delegados estaduais para o que eles deverão exigir e cobrar", explica a coordenadora.
A oportunidade abraçada pelos dois adolescentes do bairro Soledade deixou a coordenadora do Cras orgulhosa. "O momento é de muita alegria para os pais dos rapazes, para eles, para nós e para toda a comunidade aracajuana. Os aracajuanos e outros participantes do evento conhecem os problemas e as necessidades das comunidades onde vivem mais do que qualquer um. Assim, irão contribuir muito para a garantia de seus direitos de adolescentes e para a política nacional", declara Iraci.
Reconhecimento
Determinado, Cleberton da Conceição dos Santos cursa o 2° ano do ensino médio e está matriculado na Escola Estadual Francisco Rosa. Ele quer prestar vestibular para pedagogia e afirma que este momento está sendo de grande importância em sua vida. "Eu não sabia que nosso esforço iria ter essa proporção toda. Viajar para Brasília, sair do estado, vai ser a nossa grande conquista por algum tempo. Além do orgulho, acreditamos que podemos representar bem nossa cidade de qualquer maneira", revela o estudante.
Cleberton da Conceição diz ter uma idéia do que vai acontecer na capital federal. "Acredito que, ao chegarmos a Brasília, vamos ter contato com muita coisa interessante e vamos poder nos aprofundar mais nos assuntos que foram tratados nas conferências daqui. Isso vai nos ajudar a encarar com mais segurança a próxima conferência estadual", afirma.
O jovem se define como curioso e prestativo com os amigos. "Costumo dar exemplo a meus amigos e colegas, não por ser mais velho, mas porque sou muito interessado, sou curioso, gosto de pesquisar bastante, de ler, sempre estou atento a novas descobertas, às coisas que saem na mídia. O que mais me interesso é em discutir política e distribuição de renda. Acredito que o Projovem pode melhorar a minha vida, tanto em conhecimento, quanto no contato com as pessoas. Mas o melhor de tudo é ver minha mãe feliz", declara Cleberton emocionado.
No Cras da Soledade, Cleberton da Conceição também interage com jovens de projetos sociais, como o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), que atende crianças e adolescentes de 7 a 15 anos, além do Projovem, destinado a jovens de 15 aos 18 anos. As atividades desenvolvidas visam à promoção da cidadania e dos direitos humanos.